NOTÍCIAS

Águas do Imperador entra na fase final de implantação da ETE Itaipava

A previsão é de que a nova unidade entre em operação no fim de maio

Águas do Imperador finaliza construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itaipava no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes. A unidade atenderá cerca de 20 mil moradores de Itaipava e Nogueira.

Tigre Água e Efluentes

Os trabalhos tiveram início em junho de 2023, com as etapas de fundação e estrutura. A Tigre Água e Efluentes, empresa responsável pela obra, em um consórcio com a Carioca Christiani-Nielsen Engenharia, utiliza tecnologias de ponta para garantir precisão e máxima eficiência, desde a obra até a operação. No momento, estão sendo erguidas as elevatórias finais do Sistema de Esgotamento Sanitário, enquanto vão receber o esgoto dos bairros de Itaipava e Nogueira.

A ETE Itaipava, tratando 2,5 milhões de litros de esgoto diariamente, ocupa somente 2,5 mil m² do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, uma vez que é  uma área 75% menor do que as demais unidades já construídas.

Biobob

Os módulos de tratamento que, anteriormente, eram colocados lado a lado, agora estão um sobre o outro, o que otimiza o espaço e garante maior eficiência no processo de tratamento. A unidade utiliza uma tecnologia chamada Biobob, equipamento que possibilita o aumento da capacidade de tratamento e da quantidade de efluente tratado, reduzindo os custos de investimento e operação, além de causar menos impacto e garantir mais benefícios ao meio ambiente.

“Com este novo modelo, teremos uma estação verticalizada, onde o tratamento acontece de forma ascendente. O efluente chega na base do biorreator e sobe, passando pelas etapas de tratamento previstas para esta estrutura, de onde é direcionado para a etapa final do tratamento, no decantador”, explicou a coordenadora de Engenharia, Projetos e Obras da Águas do Imperador, Alessandra Nunes.

Eles usaram a tecnologia não só na construção dos módulos, mas também para acompanhar a obra. Uma câmera 360 graus acoplada no topo do capacete capta, diariamente, imagens de pontos estratégicos. Após o upload em um aplicativo, é possível monitorar o andamento da obra via computador, celular ou tablet de qualquer lugar. Uma tecnologia que garante segurança e economia durante a construção.

“É realmente uma experiência inovadora, que tivemos a oportunidade de aplicar na construção da ETE Itaipava e que traz resultados muito positivos, durante a obra e na operação da unidade. Com a ETE Itaipava, vamos tratar o esgoto de duas regiões importantes da cidade e garantir mais saúde para a população das regiões atendidas”, afirmou o diretor da concessionária Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.

A construção da ETE Itaipava é uma ação conjunta entre a Águas do Imperador e a Prefeitura de Petrópolis.  Além disso, em abril de 2023, eles assinaram um termo aditivo para firmar parte dos investimentos.

Fonte: Águas do Brasil


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Eliminação de odores a partir do SDOX

Eliminação de odores a partir do SDOX

O SDOX®, da ChartWater, tem uma ampla gama de aplicações em diversas indústrias e cenários. Desde o tratamento de efluentes industriais até o controle de odores, passando pela purificação de águas em rios, córregos e outras possibilidades vastas e promissoras.

Continuar lendo »