NOTÍCIAS

Adasa define novas curvas de referência para os reservatórios

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial do DF,  a Resolução de n° 8, que estabelece as curvas de referência do nível dos reservatórios do Descoberto e do Santa Maria.

O estudo define as metas para o volume útil do reservatório ao final de cada mês e serve de parâmetro para o monitoramento e manutenção da segurança hídrica.

Para o reservatório do Descoberto, que está com capacidade máxima desde 27 de dezembro do ano passado, a meta para o volume útil no fim de junho é de 92%. Em agosto, período crítico de estiagem, 69% e em dezembro 64%, conforme quadro abaixo. Qualquer alteração que contrarie as expectativas implicará na adoção de medidas para a manutenção dos volumes estabelecidos pela Resolução.

adasa

Para o reservatório do Santa Maria, que está com 100% de sua capacidade desde 19 de maio, a meta é de 96% no fim de junho, 83% em agosto; 69% em outubro e novembro e 72% em dezembro.

adasa

Se confirmadas as expectativas, a Caesb, que atualmente capta 4,3m³/s do reservatório do Descoberto, poderá aumentar sua captação para 4,5 m³/s em setembro e outubro – se o volume útil for igual ou superior a 73%, em 31 de agosto – e em até 5,0m³/s quando houver transbordamento

Para a manutenção dos volumes projetados, as outorgas de direito de uso dos recursos hídricos a montante do reservatório do Descoberto só serão autorizadas para as finalidades de irrigação e piscicultura, em áreas já utilizadas para essas atividades, antes de 16 de setembro de 2016.

A primeira curva de referência foi divulgada em maio de 2017, período crítico de escassez hídrica, como mais um instrumento de apoio à gestão dos recursos hídricos do DF. O estudo foi desenvolvido, inicialmente, para o reservatório do Descoberto, responsável pelo abastecimento de mais de 60% da população.

As curvas de referência para este ano foram projetadas com base no comportamento pluviométrico e hidrológico dos reservatórios e de seus afluentes e no cronograma de obras da Caesb, de implantação da Estação de Tratamento de Água Gama e do Sistema Corumbá.

Acesse aqui o Resolução.

Fonte: Adasa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS