Notícias

WIL Brasil – Water Innovation Lab Brasil 2021

Publicado em 11/06/2021 às 09:48:15

Inscrições abertas até 27 de junho para o Laboratório de Inovação da Água que está na 5a edição no Brasil para propor soluções colaborativas aos desafios hídricos no país.

  • Quinta edição brasileira do programa da ONG Canadense Waterlution, o WIL Brasil – Water Innovation Lab Brasil realizou um Festival  online que está disponível na page da ong no youtube e trabalhará propostas de soluções para desafios da água em 5 territórios brasileiros;
  • Além de atividades com foco na transferência de conhecimento, o evento irá desafiar os participantes à inovação colaborativa. Ao final, alguns projetos serão selecionados para receberem apoio de recurso semente destinado à implementação nos territórios;
  • Os Water Innovation Labs – WILs – já impactaram mais de 1350 jovens participantes de 18-35 anos, em 5 continentes, 9 países, em 18 edições desde 2010;
  • Desde 2017, as edições completas do WIL Brasil contaram com 346 participantes, 165 Mentores, 65 Projetos de inovação, 896 inscritos nos webinars, 39 Parceiros, R$60 mil de recurso semente e 3,5 meses de pré-aceleração para 3 projetos.

Waterlution e WIL Brasil estão acompanhando de perto a pandemia da COVID-19.  Reconhecemos a importância de sermos adaptáveis com nossa programação e como nos envolvemos com a rede WIL para garantir que a saúde continue sendo a prioridade máxima para todos, enquanto seguimos aprendendo e conectando pessoas. Atualizaremos o nosso site com quaisquer alterações de programação. As primeiras fases do nosso programa serão online.

O WIL Brasil chega a 2021 em sua quinta edição com um programa de três fases que trás a diversidade para convergir no na inovação colaborativa apresentando ferramentas que enfatizam uma cultura de cuidado com as águas através de projetos e ações para solucionar problemas relacionados à água e ao saneamento no Brasil. 

Neste ano o WIL Brasil oferece uma proposta de três fases, que continuará o trabalho iniciado em 2017 e, neste quinto ano, agregando novas propostas para lidar com desafios nacionais e globais relacionados à água. Além do formato híbrido (online, com implementação presencial, adaptada ao contexto da pandemia), o destaque diferencial desta edição está, entretanto, na abordagem territorial do programa: o WIL Brasil 2021 vai focar em cinco territórios espalhados pelo país, enfatizando suas potencialidades e trabalhando a partir dos desafios reais apresentados por eles para que iniciativas e projetos sejam criados de modo a responder às necessidades destes desafios nos territórios, como: acesso à água; qualidade das águas; gestão de recursos hídricos; saneamento urbano, rural e ecológico; descontaminação de corpos hídricos; gestão integrada e alternativas para a gestão das águas. Os territórios são: Maceió (Alagoas), Salvador (Bahia), Foz do Rio Doce (Espírito Santo), Morro do Preventório (Rio de Janeiro) e Tekoa Guyra Pepo – Aldeia Guarani (São Paulo).

Depois do Festival InspirÁgua que contou com 6 sessões que juntaram saberes e fazeres inovadores, ancestrais e artísticos para inspirar uma cultura que cuida das águas usando abordagens temáticas que contemplaram desde o panorama das águas no Brasil, segurança hídrica, tecnologias, ação e engajamento. O próximo passo agora é selecionar jovens para a jornada de conhecimento:

  1. Julho a Outubro 2021: Programa de desenvolvimento de habilidades de liderança para jovens focado em desafios de água dos territórios. As inscrições ficarão abertas durante todo o mês de junho, e serão selecionados 40 jovens para mergulhar na oportunidade de vivenciar as metodologias de inovação do WIL Brasil e terão mentorias especializadas em uma jornada de conhecimento e de conexão com os desafios de 5 territórios brasileiros.
  2. Outubro 2021 a Fevereiro 2022: Fase de desenvolvimento de projetos colaborativos e prototipagem de soluções junto aos territórios para colocar em prática o trabalho desenvolvido pelos jovens WILers.

Esperamos que esta abordagem reflita o histórico de atuação do WIL Brasil já em sua quinta edição e quinto ano, valorizando a realidade e experiências dos jovens líderes, mentores e territórios que passaram e passarão pelo programa, em sintonia com o objetivo da Waterlution em trabalhar temas transversais relacionados à crise do clima colocando em ação diretrizes prioritárias em todas as fases do programa:

  • Conhecimento Tradicional (Conhecimento Ecológico Tradicional – TEK  e Soluções Baseadas na Natureza – SBN) 
  • Diversidade de gênero, étnico-racial e LGBTQIA+
  • Integração com participantes de outras edições no processo de compartilhamento de conhecimento e facilitação.

Para assistir às sessões do Festival InspirÁgua – que foi a primeira fase do programa – é só acessar de forma gratuita, aberto para todos os públicos, o Youtube Waterlution: (www.youtube.com/waterlution). Informações sobre as sessões e mentores participantes estão disponíveis no site waterlution.org/wilbrasil

No dia 17 de junho de 2021, quinta-feira, das 18h às 20h, também no Youtube Waterlution, realizaremos uma sessão integrando os 5 territórios parceiros, em que seus representantes irão apresentar histórias e desafios locais sobre água e saneamento.

Para participar das seguintes fases do programa – uma jornada de conhecimento, inovação e desenvolvimento colaborativo de soluções para desafios da água, será necessário se candidatar através de um formulário de inscrição que está disponível no site do WIL Brasil desde o dia 27 de maio até o dia 27 de junho. O time do WIL Brasil irá selecionar 40 jovens de 18 a 35 anos que formarão um grupo diverso e multidisciplinar que pensará, coletivamente, novos caminhos para o setor das águas no Brasil através de atuação conjunta com territórios. 

Com este programa de fases, esperamos assegurar uma leitura melhor dos desafios da água no Brasil que possui proporções continentais, mas, acima de tudo, pretende-se conectar ainda mais jovens líderes e, consequentemente, mais ideias e soluções para esses desafios. Isso será feito através da colaboração e da atuação local, pensamento sistêmico e foco na diversidade.

“Estamos em tempos que exigem muita adaptabilidade, criatividade e ação coletiva.  Fico muito inspirada pelos jovens líderes de água que já passaram pelo WIL aqui no Brasil, todos mostram essas habilidades e compromisso. É a nossa prioridade capacitar mais jovens em 2021 e somá-los à rede dos ‘WILers’ para fortalecer o potencial de colaboração entre eles e avançarmos, juntos, em soluções para desafios da água do país.”  Dawn Fleming, Líder de Inovação na Waterlution

Em 2021 contamos com parcerias diversas: a Cooperação da UNESCO Brasil, apoios da BRK Ambiental e Purificadores Europa (apoiadores desde a primeira edição do WIL Brasil em 2017), o CESAR (parceiro de inovação desde 2019), a IPESA – Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (parceria técnica desde 2017), além de organizações e grupos locais dos 5 territórios e da rede WIL: A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência – SECIS, Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SEMIT, Painel Salvador de Mudança do Clima de (Salvador), IPESA e Banco Comunitário do Preventório (Morro do Preventório em Niterói), ASR – Associação de Surf de Regência e Movimento Regenera Rio Doce (Foz do Rio Doce), e mais.

Serviço: Laboratório de Inovação da Água – WIL Brasil 2021.
Quando: de maio de 2021 a fevereiro de 2022
Fase 1: Festival InspirÁgua: 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de maio, 18h às 20h, Youtube @Waterlution (gratuito e aberto)
Fase 2 e 3: Programa de formação de jovens lideranças para criação e implementação de soluções respondendo a desafios reais de 5 territórios brasileiros (participação paga ou com bolsa de estudos, para 40 jovens selecionados)  Inscrições de 27 de maio a 27 de junho de 2021. Participação de Julho de 2021 a Fevereiro de 2022.

Mais informações no site https://waterlution.org/brasil/ 

E comunicações diversas no Instagram @waterlution

Sobre a Waterlution e o Water Innovation Lab  A Waterlution é uma organização canadense sem fins lucrativos com 18 anos de experiência, facilitando o diálogo com diferentes atores no âmbito da água e capacitando jovens líderes no setor de recursos hídricos. Isso se torna evidente em nossos workshops canadenses e internacionais, eventos de hub e Laboratórios de Inovação da Água. Os métodos de treinamento e facilitação do Waterlution já envolveram mais de 7000+ participantes com as habilidades transformadoras necessárias para se tornarem líderes no futuro da água.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *