NOTÍCIAS

Wasser Berlin International

Feira Alemã apresenta as principais novidades do setor de saneamento na Europa

Em nome do Portal Tratamento de Água, entre os dias 28 e 31 de março, o Eng. André Vizioli esteve mais uma vez em uma das principais feiras do setor de saneamento na Europa. Dessa vez em Berlin – Alemanha, para verificar as novidades na Wasser Berlin International (http://www.wasser-berlin.de/en/).

A Wasser Berlin especializou-se no setor de águas e tornou-se um importante fórum para os Alemães, experts internacionais e políticos. Com o tema “somente água, mas tudo sobre a água”, este ano a feira mostrou uma perspectiva mais internacional tendo como referência a agenda de desenvolvimento sustentável para 2030, adotada no último ano pelas Nações Unidas (UN).

Em seu primeiro dia as discussões foram focadas em 6 das 17 metas adotadas pela UN para assegurar a viabilidade e a sustentabilidade do gerenciamento da água e do saneamento para todos. Nos últimos anos a oferta de soluções e o aumento das regulações vem apresentando inconsistências e mostram-se insuficientes para coordenação entre diferentes áreas. Discutiram, portanto, possíveis ações que poderiam eliminar tais inconsistências.

wasser-berlin

Nos dias subsequentes foram explorados assuntos como o impacto do uso dos fertilizantes e pesticidas. A Dinamarca, no contexto europeu, serve como um modelo importante uma vez que o país mostrou como os efeitos adversos ao ambiente da agricultura intensiva podem ser reduzidos.

Águas residuárias

Quanto às águas residuárias vimos novas opções técnicas como o “tratamento quartenário” que visa reduzir os poluentes emergentes ( antibióticos, pesticidas, hormônios, etc. ). Discutiu-se o uso de membranas nesses tratamentos. No que diz respeito à coleta de esgotos foi enfatizada a necessidade de se utilizar melhores técnicas de gerenciamento e a importância da reabilitação e preservação das redes coletoras.

Também foi amplamente discutido o desenvolvimento do profissional de saneamento. Fica claro que inovação e gerenciamento de alta tecnologia para o setor de águas e efluentes não serão conquistados sem um bom treinamento dos profissionais e que os mesmos estejam permanentemente motivados.

Quanto à exibição da feira o layout foi planejado de acordo com o “ciclo da água”, conforme a figura abaixo, a qual simboliza toda a cadeia de produtos, serviços e soluções contemplados pela feira.

wasser-berlin-2

Com mais de 400 empresas de diferentes regiões do mundo o floor plan foi organizado da seguinte forma:

  • Distribuição de água, coleta de esgoto e tubulações;
  • Tratamento de água;
  • Tratamento de esgoto;
  • Produção de energia, eficiência energética, medição e serviços de TI;
  • Drenagem;
  • Apresentação para o público.

Aproximadamente 2.000 produtos foram apresentados, vindos de pequenas, médias e grandes empresas do setor.

Foi possível observar a forte tendência de sistemas de redução de perdas físicas de água. As empresas apresentaram diversas soluções para reparos externos e internos das tubulações e para uma grande variedade de diâmetros e materiais de construção. Vimos sistemas sofisticados que utilizam câmeras especiais e robôs.

wasser-berlin-3

Estações elevatórias

Para os sistemas de coleta e transporte de esgoto as empresas apresentaram soluções que mudam os conceitos das estações elevatórias. As bombas utilizam variadores de frequência que permitem maior flexibilidade e ainda são capazes de realizar auto-limpezas automaticamente.

Já os ingleses apresentaram tecnologias para redução de consumo de energia no bombeamento de água para abastecimento público. Serviços on-site para teste de eficiência e até mesmo hardwares únicos para o monitoramento de estação de bombeamento com cálculos matemáticos desenvolvidos exclusivamente para a otimização desses sistemas.

A feira também mostrou um espaço aberto ao público não especializado, onde jovens e crianças puderam ter contato com os assuntos técnicos por meio de brincadeiras, atividades lúdicas e interativas.

wasser-berlin-4

Mais uma vez é encantador ver os gestos simples de cidadania que acontecem em eventos como esse na Alemanha. Esse tipo de iniciativa, bem como todos os serviços e produtos aqui resumidos e expostos foram selecionados por serem totalmente aplicáveis em nosso país.

 

andre-vizioli

 

 

André Vizioli

andre.vizioli@improvequipamentos.com.br

Engenheiro de Vendas da Improv Equipamentos. Atualmente mora em Londres e também cobre as principais feiras e eventos do setor de saneamento na Europa.