NOTÍCIAS

VIBROPAC Fornece Sistemas para VALE

A VIBROPAC forneceu dois equipamentos que serão utilizados nas locomotivas que fazem o transporte de minérios da Vale do Rio Doce, retirados da região de Carajás para o Terminal Marítimo de Ponta de Madeira (TMPD) e serão instalados no pátio de lavagem e manutenção em São Luis do Maranhão, um para preparo de água aditivada e outro para preparo de água desmineralizada.

 

O Sistema de Água Aditivada foi construído e projetado para preparar água aditivada com Monoetilenoglicol, através de uma bomba de aditivo, na qual uma porção de aditivo é transferido para os tanques de 8 m³ cada, onde é adicionada a água. Um agitador instalado no topo do tanque realiza a mistura e a homogeneização da solução, em seguida é transferida por uma bomba centrífuga para os tanques de armazenamento do cliente, pronto para uso.
O sistema está equipado com diversos sensores de fluxo e de nível de produto. Uma vez interligados ao painel elétrico de comando, toda a logística de operação, status de falha e alarmes são sinalizados de forma visual e sonora, proporcionando ao cliente melhor comodidade e segurança.

Já o Sistema de Água Desmineralizada foi construído e projetado para produzir água desmineralizada com condutividade de 1 a 20 µS e pH entre 6 e 8. Seus componentes são: um tanque de 2,5 m³ que receberá água da rede e uma bomba dosadora na qual fará a transferência desta água, que passará por filtros especiais e Deionizadores, que serão os responsáveis pela obtenção da água desmineralizada, consequentemente esta água será armazenada em dois tanques de 2,0 m³. A medida que os tanques estão cheios, a bomba dosadora irá parar automaticamente. Uma segunda bomba será responsável pela transferência da água desmineralizada para estes tanques de armazenamento do cliente, eles por sua vez estão intertravados com todo o sistema. Conforme haja consumo pelo cliente e os seus tanques atinjam um nível baixo, o sistema irá novamente produzir água desmineralizada, garantindo maior comodidade, agilidade e segurança no processo.

O painel elétrico de comando dispõe de alarmes visuais e sonoros, bem como permite manobras de teste e operação em modo manual local.