NOTÍCIAS

Verão para todos tem lançamento oficial em capão da canoa com presença da Corsan

Ação de reforço da presença do Estado no Litoral, que deve receber mais de 5 milhões de pessoas, o Verão para Todos 2018 foi lançado oficialmente na quente e ensolarada manhã deste sábado (16) na Praça do Farol, em Capão da Canoa.

corsan

O vice-governador e coordenador do programa Verão para Todos, José Paulo Cairoli, ao lado do prefeito do município Amaury Magnus Germano abriram a temporada de verão e apresentaram as atividades que estarão à disposição da população que se desloca para os balneários gaúchos, das quais participam 30 órgãos de governo.

Com a presença prefeitos, secretários e de veranistas, o vice-governador anunciou novos serviços, além dos básicos, nas áreas da  segurança, saúde, e trânsito: um web app vai facilitar a vida de quem busca informações sobre a qualidade das águas em 48 balneários, condições de segurança para banho e a previsão do tempo; cercamento eletrônico em cinco estradas; 10 quadriciclos para uso dos guarda-vidas; e o projeto piloto Unidade de Apoio ao Usuário que, com cinco veículos, dará os primeiros socorros às ocorrências mecânicas.

Na cerimônia, o vice-governador assinou autorização de início do projeto piloto da Corsan, para o tratamento de fossas sépticas individuais no Litoral. O trabalho começa no município de Atlântida Sul. O lodo retirado irá para a Estação de Tratamento de Esgotos da companhia em Xangri-Lá.

Depois de comunicar os projetos que acompanham os 3 milhões de pessoas visitam o Litoral durante o veraneio, até março – são esperados ainda cerca de 2 milhões a 2,5 milhões de turistas que ingressarão no território gaúcho, principalmente provenientes da Argentina e do Uruguai – Cairoli visitou todos as unidades de governo, que trabalham até março.

O vice-governador agradeceu a parceria de todas as secretarias, órgãos vinculados, prefeituras e entidades envolvidas que desde agosto participam da organização. Salientou que o trabalho que será executado nestes meses demonstra a intenção do governo de estar próximo das comunidades. “Vamos fazer mais e melhor, com menos”, disse, destacando a união de esforços para oferecer serviços de qualidade.

Praia Acessível

O coordenador do Verão para Todos também prestigiou o projeto Praia Acessível da Faders, que oferece cadeiras especiais para pessoas com deficiências físicas poderem entrar no mar. Adão Paulo Jesus Jr há 16 anos sofreu um derrame cerebral. “Há todo esse tempo eu não entrava no mar, foi ótimo”, disse, após ser levado para o primeiro banho. Veranista de Capão da Canoa há seis anos, Carlos Tonietto e sua família aproveitaram a manhã. “Acho que está melhor neste ano, o governo está fazendo muitas coisas para a gente”, disse.

Junto com a Operação Verão para Todos 2018 foi também lançada a 48ª Operação Golfinho. “É a maior operação da Brigada Militar em visibilidade e ações de repressão, de polícia comunitária. Aumentamos os efetivos e remanejamos pessoal. Teremos policiamento em todo o Litoral. Será uma belíssima ação”, resumiu o subcomandante-geral da BM, coronel Mario Ikeda.

Aplicativo

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) com o apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, desenvolveu um aplicativo com informações sobre a balneabilidade; a previsão do tempo e as condições de segurança para banho nas praias. O aplicativo funciona no modo web app, ou seja, como um atalho na tela do seu celular.

Uma vantagem do web app é ser mais leve, não ocupar a memória do celular e consumir menos internet. O serviço funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser acessado por meio de smartphones, tablets e computadores. Para ter o aplicativo, basta acessar o site www.balneabilidade.rs.gov.br no seu celular e criar o atalho.

Neste verão, o monitoramento das águas é feito em 81 pontos de 40 municípios do Litoral Norte, Médio e Sul e das Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai. As coletas e análises serão feitas pelo laboratório da Fepam e pela Corsan. A finalidade é informar se as águas estão próprias ou impróprias para banho. Os resultados das análises da qualidade da água serão divulgados nas sextas-feiras, até 2 de março.

As condições de segurança para o banho de mar no Litoral Norte e Sul também estão disponíveis nos pontos onde há o monitoramento da qualidade da água. Divulgadas pelos Bombeiros, as informações obedecem ao mesmo critério de cor das bandeiras utilizadas nas guaritas: verde para banho praticável, amarelo para banho com riscos relativos e vermelho para banho desaconselhável.

O aplicativo ainda oferece serviço de meteorologia, com a previsão do tempo e as informações da temperatura e velocidade do vento nos pontos monitorados pela Fepam. Estes dados também podem ser encontrados no site da Operação Verão para Todos.

Texto: Secom / RS

Fonte: Corsan.