NOTÍCIAS

Tecnologia de recuperação de cristais da Veolia recebe patente

veolia

Solução também recicla lodo em tratamento de efluentes

A Veolia Water Technologies recebeu uma patente para sua tecnologia de remoção de sulfato LoSO4™, com recirculação de lodo, utilizada principalmente no tratamento de águas residuais, provenientes de operações de mineração – seja para descarga ou reutilização. A solução foi desenvolvida para corresponder às regulamentações ambientais mais exigentes, que limitam os sulfatos nas descargas de efluentes em águas de superfície, bem como para suprir as necessidades da indústria de mineração na reutilização de água de mina.

“A Veolia possui mais de 350 tecnologias patenteadas e desenvolvidas para a conservação e otimização do uso de recursos naturais, protegendo sua qualidade ao longo de todo o ciclo de utilização. Esta inovação foi projetada para melhorar significativamente o método de redução dos níveis de sulfato em efluentes de atividades de mineração abaixo de 100 mg/L, e gerar um efluente líquido para reutilização ou descarga”, diz Klaus Andersen, presidente da Veolia Water Technologies.

A patente recém expedida se baseia no processo de recuperação de cristais e recirculação de lodo da tecnologia LOSO4™, tratando-se da segunda atribuída à esta solução. A inovação separa os cristais de alumínio do lodo precipitado e recicla-os de volta ao sistema para reúso.

De acordo com Chuck Blumenschein, co-inventor da tecnologia LOSO4™, este novo processo patenteado aumenta a eficiência do sistema LoSO4, por meio da captura de cerca de 95% dos cristais a partir do lodo, e os recicla para serem reutilizados. “Este processo estimula o crescimento de cristais e melhora a remoção do sulfato e de outros sólidos da corrente de águas residuais”, finaliza.

Confira o Catálogo: LoSO4™ Sulfate Reduction Technology for Mine Water

veolia-loso4-sulfate-reduction-technology-for-mine-water-3

Mais informações, acesse: Veolia Water Technologies