Notícias

Veolia destaca tecnologias para tratamento de águas, efluentes e reúso na Fenasan

Publicado em 16/06/2015 às 16:42:16

Líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos, a Veolia Water Technologies apresenta soluções para tratamento de água, efluentes líquidos e reúso na 26ª Fenasan, Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente que acontece de 4 a 6 de agosto, no Pavilhão Vermelho Expo Center Norte, em São Paulo. A Veolia destaca os processos físico-químicos de alta-taxas Actiflo® e Multiflo®, com ampla aplicação em sistemas industriais e municipais.

As tecnologias Actiflo® e Multiflo® são soluções de tratamento para diversas fontes de água e efluentes, tais como: água superficial ou subterrânea, águas pluviais, água de retrolavagem de filtros de ETA, águas de processo, efluentes líquidos, etc.

O Actiflo® é uma solução mundialmente utilizada nos mercados industriais e municipais e se trata de um sistema compacto que utiliza microareia para a formação de flocos. O processo baseia-se na “sedimentação lastreada”, onde os flocos formados pela combinação sólido/coagulante/polímero são formados ao redor de grãos de microareia. Esta combinação incrementa o peso dos flocos formados e aumenta a velocidade de sedimentação em até 80 vezes em comparação aos processos convencionais de tratamento. Por ter a velocidade de sedimentação elevada, é a proposta ideal para uma solução de unidade muito compacta, proporcionando ainda reduzida área de implantação; reduzida construção civil; grande capacidade de absorver variações na água bruta; e start up muito simples, proporcionando rapidamente a qualidade de água desejada.

O sistema Multiflo® pode operar com taxas entre 10 a 20 m/h, variando de acordo com as características da água bruta e garantias de processo. É recomendado para o tratamento de águas superficiais, para aplicações industriais e para consumo, onde há grande variação na turbidez da água bruta, bem como efluentes de purgas de torres de resfriamento.

Esta solução combina de uma forma extremamente eficiente em uma única unidade as etapas de coagulação/floculação e decantação lamelar. No tanque de coagulação ocorre um processo de mistura e injeção de químicos, onde a água é agitada vigorosamente através de um misturador rápido. A etapa de floculação é projetada para gerar grandes agregados que facilmente sedimentam. O seu propósito é aumentar a probabilidade de colisões das pequenas partículas formadas durante a coagulação gerando assim agregados maiores. Para tanto, é adicionado um agente floculante para melhorar e acelerar a formação de tais agregados.

Já para a linha ELGA Labwater, a Veolia expõe o ultrapurificador de água Purelab Flex, um sistema flexível que pode ser configurado para fornecer a qualidade da água ultrapurificada necessária para diversas aplicações e constantemente monitorada até o ponto de distribuição. Esta solução pode ser utilizada em aplicações industriais de fármacos, laboratórios de análises químicas, entre outros,

O estande da Veolia está localizado na Ilha ABIMAQ.

Serviço

Fenasan 2015
Estande da Veolia: Ilha ABIMAQ
De 4 a 6 de agosto, das 12h às 19h
Pavilhão Vermelho Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo

Barbara Capolete – Press à Porter Gestão de Imagem

www.pressaporter.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *