Notícias

Veolia busca fechar novos contratos no Brasil e em outros países da América Latina

Publicado em 07/10/2016 às 11:41:04

O Brasil e outros países da América Latina estão no alvo da Veolia, que oferece soluções de tratamento de água para vários setores, dentre eles o de óleo e gás. Além do Brasil, a empresa está em negociações para novos projetos  no mercado petrolífero na Argentina, na Colômbia e no México, de acordo com o Gerente de desenvolvimento de negócios da companhia, Rafael Figueiredo. O executivo explicou que o setor de óleo e gás sempre foi importante para os negócios da empresa no Brasil. “Especialmente quando falamos da implantação e modernização de plantas de tratamento de água e efluentes em refinarias na última década”, disse. Figueiredo destacou que os principais serviços prestados pela companhia atualmente incluem tratamento de borras oleosas, operação de sistemas de tratamento de água e fornecimento de unidades de remoção de sulfato em FPSOs no Brasil. A companhia também participará da Rio Oil & Gás, que acontecerá entre 24 e 27 de outubro, na capital fluminense, apresentando tecnologias para tratamento de água e efluentes em refinarias, tratamento de água produzida no processo de exploração de petróleo, entre outras soluções.

Quais tecnologias ou serviços a empresa vai apresentar na Rio Oil & Gas?

Durante o seminário de palestras, a Veolia apresentará um artigo sobre a tecnologia Acticarb, uma tecnologia para o tratamento de água patenteada pela Veolia. O Actcarb combina a decantação lastreada por micro areia com carvão ativado em pó para remoção de TOC e matéria orgânica dissolvida presente na água industrial ou no efluente tratado de uma planta de tratamento de efluentes industriais em um mesmo equipamento. Essa tecnologia se apresenta como uma alternativa de menor custo em relação a filtros de carvão ativado convencional e possui elevada eficiência na redução de toxicidade de efluentes para lançamento final.

Além desta tecnologia específica, estaremos apresentando tecnologias em geral para o tratamento de água e efluentes em refinarias, tratamento de água produzida no processo de exploração de petróleo, processo de remoção de sulfato em unidades de exploração offshore, bem como uma gama completa de serviços como fornecimento de unidades móveis de tratamento de água e efluentes, gestão de resíduos, limpeza de tanques e tratamento de borras oleosas de refinarias, entre outros. 

O setor de óleo e gás representa quanto em termos de negócios para a empresa no Brasil?

A Veolia é reconhecida pelos seus clientes no setor de O&G por sua capacidade de execução de projetos, tecnologias e modelos de negócio diferenciados. Com isso, o setor de O&G sempre foi muito representativo para os negócios da Veolia no Brasil, especialmente quando falamos da implantação e modernização de plantas de tratamento de água e efluentes em refinarias na última década. Mesmo com a queda do preço do petróleo e a diminuição dos investimentos, a Veolia continua fornecendo tecnologias e serviços para o setor de O&G, o qual representa cerca de 15% dos negócios da Veolia no Brasil.

 Quais os principais projetos em andamento em óleo e gás?

Atualmente a Veolia presta serviços de tratamento de borras oleosas, operação de sistemas de tratamento de água e fornecimento de unidades de remoção de sulfato em FPSOs no Brasil. Na América Latina, finalizamos recentemente um grande projeto de tratamento de água produzida proveniente da exploração de petróleo onshore na Colômbia.

Existem negociações para assinar novos projetos em óleo e gás?

Sim, a Veolia possui negociações em andamento para fornecimentos de tecnologias e serviços para clientes no Brasil, Argentina, Colômbia e México.  

Como está o volume de negócios em outros setores de atuação da empresa?

A Veolia tem se destacado muito no mercado de Papel e Celulose nos últimos anos no Brasil, para o qual fornecemos plantas completas de tratamento de água, tratamento de água para caldeira e tratamento de efluentes. Outros setores que tem gerado oportunidades de negócios são os setores de mineração e municipal.  

Qual a expectativa da empresa com o setor de óleo e gás no médio prazo?

A Veolia acredita que com o aumento previsto para o preço do petróleo nos próximos anos, vários projetos que ficaram paralisados serão retomados. Este fato somado a regulamentações cada vez mais rígidas de descarte de efluentes e captação de água bruta fará com que o setor de O&G volte a apresentar investimentos no segmento de atuação da Veolia, o que representará um aumento considerável dos negócios para a empresa no médio prazo.   

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *