NOTÍCIAS

Geração de valor a partir de águas residuais

As estatísticas mostram que o mercado de equipamentos de tratamento de água e esgoto gera cerca de US$ 53 bilhões todos os anos!

As águas residuais são uma ferramenta valiosa para a sustentabilidade. Saiba como o que jogamos fora pode gerar mais valor para nossas comunidades, ou seja, o resíduo tem valor.

Muitas pessoas não têm ideia do que nossa tecnologia nos permite fazer com as águas residuais. As estatísticas mostram que o mercado de equipamentos de tratamento de água e esgoto gera cerca de US$ 53 bilhões todos os anos! Além disso, a indústria continua a crescer a uma taxa de mais de 5% ao ano, e parece que continuará a fazê-lo até 2030.

Muitas pessoas se perguntam por que há tanto interesse em fazer uso de águas residuais. No entanto, todos os tipos de processos têm gerado águas residuais em grandes escalas por muitas décadas. Naquela época, cientistas e engenheiros criaram uma incrível variedade de usos potenciais para águas residuais.

Neste ponto, fazer uso de águas residuais é uma maneira poderosa de agregar valor à sociedade e, ao mesmo tempo, aumentar os lucros das empresas. Muitas pessoas ficam surpresas ao ouvir isso porque pensam nas águas residuais como algo inútil.

Então, o que poderia haver de tão bom em gerar valor a partir de águas residuais? Continue lendo para aprender tudo sobre as coisas mais importantes para entender sobre como as águas residuais podem agregar valor!

O que são águas residuais?

A primeira coisa a entender é a definição técnica de águas residuais. Basicamente, as águas residuais referem-se à água que já foi utilizada para uma ou outra finalidade. Embora a maioria das pessoas não pense nisso, quase todas as formas como indivíduos, empresas e instituições usam a água acabam tornando essa água mais suja do que antes de ser usada.

O resultado do uso de água limpa são águas residuais que não são mais limpas. No entanto, isso não significa que essas águas residuais sejam inúteis. Na verdade, grande parte da água limpa que usamos vem de águas residuais que foram limpas e restauradas.

No entanto, pode ser caro pegar a água residual e torná-la limpa e potável novamente. Esse gasto é o que faz muitas pessoas pensarem que seria difícil fazer uso de águas residuais. No entanto, a verdade é que há uma grande variedade de usos para as águas residuais, mesmo que nunca passem por um processo de limpeza extensivo.

Compreendendo o valor potencial das águas residuais

No final do dia, as águas residuais são um recurso como qualquer outro. Uma das principais buscas da humanidade tem sido descobrir como fazer o melhor uso possível de todos os recursos disponíveis. Portanto, não é de surpreender que agora tenhamos várias maneiras de usar águas residuais para tornar a produção de bens e serviços mais eficiente.

Claro, muitas pessoas estão acostumadas a pensar nas águas residuais como um mero subproduto. No entanto, só porque algo é um subproduto não significa que também possa ser usado em outro processo. Considerando desta forma, faz muito mais sentido porque tantas pessoas olham para as águas residuais e veem uma oportunidade em vez de um problema.


LEIA TAMBÉM: VEOLIA – ESCASSEZ DE ÁGUA: O DESAFIO DE AMANHÃ


Apreciando os lucros potenciais do tratamento de águas residuais

No início, as pessoas que tinham um uso para águas residuais achavam muito mais fácil convencer as empresas a fornecê-las gratuitamente. No entanto, à medida que mais e mais pessoas encontraram usos para as águas residuais, a demanda por elas aumentou. Como resultado, as empresas e instituições passaram a receber uma compensação pelas águas residuais que forneciam.

Estamos agora em um estágio em que é uma prática comercial estabelecida cortar custos e melhorar as margens de lucro fazendo uso de subprodutos de processos empresariais ou institucionais. No entanto, mesmo com essa história estabelecida, algumas pessoas são céticas de que as águas residuais possam realmente ser tão valiosas. Então, quais são alguns dos usos mais lucrativos de águas residuais?

Usando Águas Residuais para Culturas

As pessoas usam águas residuais para as culturas mais do que qualquer outra coisa. Assim que você começar a pensar sobre esse exemplo, poderá ver por que esse é um bom uso para as águas residuais.

As plantas atuam como filtros naturais. Afinal, eles crescem a vida inteira cercados de sujeira e outros contaminantes. No entanto, eles têm a capacidade de extrair água e nutrientes de seu ambiente sem também absorver sujeira e outros contaminantes.

Por esse motivo, as águas residuais são eficientes para fornecer às culturas a água de que necessitam, sem causar desvantagens significativas pela presença de contaminantes na água.

Usando águas residuais para ajudar os aquíferos

Muitas pessoas também usam águas residuais para aquíferos. Os aquíferos tendem a secar de tempos em tempos.

Nesse ponto, o mais importante é que eles tenham acesso à água, e não é tão importante que a água seja limpa. Isso torna a recarga do aquífero um uso ideal para águas residuais.

Fornecimento de água para uso industrial

Todos os tipos de processos industriais usam água para ajudá-los a funcionar. Fornecer águas residuais para uso industrial oferece aos fabricantes uma fonte acessível de água para misturar concreto e uma variedade de outros processos.

Fornecimento de matéria-prima para água potável

Claro, a água residual não é potável a princípio. No entanto, alguns tipos de águas residuais são muito mais fáceis de limpar do que outros.

Mesmo a água mais suja pode ser purificada usando processos poderosos como a osmose reversa. Mais e mais lugares ao redor do mundo estão usando águas residuais para ajudá-los a criar água potável.

Uso de águas residuais para fins de resfriamento

Muitas usinas de energia precisam de grandes quantidades de água para ajudá-las a resfriar as coisas. Como a única coisa que a água precisa fazer é baixar a temperatura das coisas, ela não precisa ser especialmente limpa. É por isso que as águas residuais são uma boa opção para usinas de energia.

Entenda como gerar o máximo valor com águas residuais

Esperamos que aprender sobre o valor das águas residuais tenha ajudado você a perceber por que tantas pessoas estão interessadas nisso. Do ponto de vista da sociedade, é um desperdício não aproveitar ao máximo os subprodutos do uso da água. Do ponto de vista das empresas individuais, não fazer uso de águas residuais é afastar-se de um potencial aumento nos lucros.

Para saber mais sobre como obter o máximo valor possível das águas residuais, entre em contato conosco aqui a qualquer momento!

Fonte: Veolia 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: EM LEILÃO DE LANCE ÚNICO, CORSAN É VENDIDA PARA A AEGEA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BRASIL TEM CHANCE DE DESPONTAR EM HIDROGÊNIO VERDE EM 1ª LICITAÇÃO DA EUROPA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »