NOTÍCIAS

Estudo da Unicamp utiliza esgoto tratado na produção de pisos

O trabalho tem o objetivo de fornecer suporte a técnicas e processos que permitam minimizar o consumo da água tratada na produção de concreto

unicamp

Três professores realizam o estudo pela Unicamp (Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp)

Um estudo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) conseguiu utilizar esgoto tratado na produção de pisos intertravados de concreto destinados à pavimentação. O trabalho tem o objetivo de fornecer suporte a técnicas e processos que permitam minimizar o consumo da água tratada na produção de concreto.

A pesquisa foi feita por três professores da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp: a arquiteta e urbanista Mariana Rodrigues Ribeiro dos Santos, o engenheiro químico Adriano Luiz Tonetti.

O estudo teve três vertentes. Inicialmente, coube a Adriano, como engenheiro químico, avaliar a viabilidade da utilização do esgoto tratado, proveniente da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), operada pela Sanasa, em Barão Geraldo para a fabricação de blocos de concreto.

Na sequência, Gustavo, engenheiro civil, acompanhou a produção dos corpos de provas, constituídos por amostras cilíndricas de 0,10 m de diâmetro e 0,20 m de altura que seriam avaliadas em relação à resistência à compressão e à capacidade de absorção de água.


LEIA TAMBÉM: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PROMOVE ESTUDO PARA REÚSO DE ESGOTO TRATADO.


Avaliação dos blocos de concreto

Finalmente, Mariana, com formação em arquitetura e urbanismo e atuação mais ligada à área de planejamento ambiental, avaliação de impactos e atividades correlatas, deteve-se em verificar como as pessoas avaliam os blocos de concreto intertravados produzidos a partir de 100% de esgoto tratado e aplicados, em caráter experimental, em uma faixa no piso do estacionamento da FEC, paralela a outra constituída por blocos convencionais, em trecho em que circulam os veículos que o utilizam.

Os estudos renderam, até o momento, dois artigos nos periódicos mantidos pela Associação Internacional de Águas, IWA Publishing, o que denota o interesse da sociedade e da comunidade cientifica por um tema que está em pauta. No Water Supply os pesquisadores abordam o “Environmentally friendly interlocking concrete paver blocks produced with treated wastewater“. No Journal of Water, Sanitation &Hygiene for Development o tema foi “Water reuse in the production of non-reinforced concrete elements: An alternative for decentralized wastewater management“.

“Acho que grande parte dos cursos de engenharia não incorpora essa necessidade e neles prevalece ainda a ênfase na produção tradicional. Nosso estudo ajuda os profissionais de engenharia a pensar em alternativas”, afirmou Marina.

Fonte: Cidade ON.