Notícias

Unesp de Araraquara/SP desenvolve equipamento que usa luz solar para tratamento de esgoto

Publicado em 02/07/2019 às 10:02:12

unesp

Equipamento da Unesp de Araraquara armazena luz solar e transforma em energia usada na purificação de água — Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV

A pesquisa é desenvolvida há dois anos e já atraiu a atenção de pesquisadores de outros países. O professor de química Sajjad Ullah saiu do Paquistão para conhecer a tecnologia que está sendo desenvolvida em Araraquara.

“Eu trabalho com membranas fotocatalíticas para filtragem e limpeza da água, só que esses processos geralmente são lentos e a ideia é usar essas membranas para o tratamento da água em fluxo para isso é preciso ser mais mais rápido e isso só é possível utilizando uma luz solar mais concentrada”, afirmou.

Agora, os pesquisadores estão trabalhando para diminuir o custo do equipamento e buscando parceiros para colocar o projeto em prática.

“A ideia é conseguir baratear o custo desse equipamento com tecnologia nacional fazendo com que a gente possa levar um equipamento desses para diversos lugares, sejam industriais ou regiões remotas do país onde tenha bastante sol, para conseguir purificar água ou mesmo melhorar e baratear processos industriais com energia do sol que é limpa”, afirmou o professor do Instituto de Química da Unesp Marcelo Nalin.

Fonte: G1.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *