NOTÍCIAS

Tratamento inovador de resíduos

transporte_residuos

ETE ÁS Tratamento de Resíduos obtém resultados excelentes no reúso da água na agricultura e busca certificação inédita de produtor orgânico

ÁS Tratamento de Resíduos, do grupo Action Shop, localizada no município de Cachoeiras de Macacu, a que há 14 anos atua com destaque no setor de serviços ambientais no estado do Rio de Janeiro, encontrou na crise hídrica e econômica que o estado enfrenta uma nova oportunidade de negócio ao utilizar a água proveniente da estação de tratamento na irrigação de lavouras.

Apenas um ano após o início do projeto, os nove hectares da estação produzem mais de 900 árvores frutíferas – como goiaba, banana, limão, maracujá – e beneficia quatro famílias que vivem exclusivamente da agricultura e não dependem mais do regime de chuvas para plantar.

02-lavoura-organica

Lavoura orgânica

A ÁS Tratamento de Resíduos concentrava a sua atuação no tratamento dos resíduos provenientes do Complexo Petroquímico do estado do Rio de Janeiro – Comperj – da cidade vizinha Itaboraí, e tinha ao seu redor uma grande plantação de quiabo cultivada por famílias de agricultores.   Com a seca e a crise econômica, os custos para manter o modelo tradicional de cultivo aumentaram e a solução foi utilizar 10% da água proveniente da estação de tratamento na irrigação. Os outros 90% continuam sendo devolvidos para o Rio Macacu – principal rio da mais importante bacia hidrográfica da Baia de Guanabara – contribuindo para sua despoluição.

A coordenadora de comunicação da Action Shop, Liliane Prohmann, conta que, feito o estudo e o projeto para implementar o sistema de irrigação, iniciou-se a tarefa mais difícil:  sensibilizar as famílias de agricultores a mudar a maneira de plantar.

“Temos que seguir as diretrizes sobre o reúso da água da estação de tratamento e para isso tivemos que mudar inclusive o tipo de cultivo que eles estavam acostumados, passando a ter um grande pomar irrigado por gotejamento e micro aspersão”, explica Liliane Prohmann.

05-liliane-prohmann-e-seu-amaro
Liliane Prohmann e Seu Amaro

As diretrizes de manejo orgânico não foram as únicas mudanças. Como a água proveniente da estação é rica em nutrientes, tornou-se desnecessária a utilização de fertilizantes químicos. Além disso, com o reequilíbrio do ecossistema, o uso de pesticidas para controle de pragas foi abolido também.

“As mudanças vieram para ajudar. Não depender da chuva é uma benção.  Saber que as frutas que temos aqui não tem nada que possa prejudicar os outros é melhor ainda”, conta Amaro Custódio, mais conhecido como Seu Amaro, que antes plantava só quiabo e agora é um entusiasta da diversidade de cultivo e da não utilização de agrotóxicos.

06-diversificacao-de-cultivos
Diversificação de cultivos

A Action Shop acredita nesta nova oportunidade de negócio e sabe que o potencial do reúso da água proveniente da estação pode ser muito maior. Com base nos resultados das análises da água e das frutas irrigadas, a equipe da ÁS Tratamento de Resíduos busca no Ministério da Agricultura o registro inédito no Brasil de produtor orgânico.

07-analise-da-amostra-de-agua
Análise da amostra de água

Tratamento de Resíduos realizado com sistema físico-biológico

08-laboratorio-de-analises-600x401
Laboratório de análises

A ETE ÁS Tratamento de Resíduos tem capacidade para tratar até 700 metros cúbicos por dia de esgoto sanitário. Ao utilizar o sistema físico-biológico composto por três lagoas de aeração, alcança a eficiência necessária no tratamento da água que permite o seu reúso na agricultura, favorecendo o desenvolvimento de frutas e verduras.

 

09-peixes-da-lagoa-sao-prova-do-sucesso-do-sistema-de-tratamento
Peixes da lagoa são prova do sucesso do sistema de tratamento

Com laboratório próprio, a água é monitorada diariamente em todas as etapas com auxílio de técnicos químicos especializados em tratamento de esgoto. As análises diárias contribuem para melhor controle e eficiência do tratamento. Todo esse controle permite inclusive a criação de cerca de 3 mil peixes – como cascudo, pintados, carpas e tilápias –  na última lagoa, responsável pela estabilização final da carga orgânica.

Fonte: http://www.temsustentavel.com.br/tratamento-inovador-de-residuos/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: