NOTÍCIAS

Um raio X do tratamento de esgoto no litoral gaúcho

Alguns municípios seguem lançando os resíduos diretamente nas águas

litoral-gaucho

Um ano depois, a reportagem de GaúchaZH voltou ao Litoral gaúcho para conferir o tratamento de esgoto nas praias. Em janeiro de 2017, o índice médio era de 10,90%, nos 16 municípios atendidos pela Corsan. De lá para cá, o percentual permanece o mesmo. Os maiores índices são de Torres (55,88%) e Capão da Canoa (55,23%). Praias que também recebem grande público, como Cidreira e Imbé, têm tratamento zero. O diretor de operações da Corsan, Eduardo Carvalho, afirma que nos municípios menores do Litoral será implementada a limpeza frequente de fossas sépticas, cujo resíduo será levado para a Estação de Tratamento de Xangri-lá:

— Esse projeto-piloto está iniciando em Atlântida Sul e deverá ser estendido aos municípios menores onde não há tratamento.

Segundo Carvalho, o próprio Plano Nacional de Saneamento considera as fossas sépticas controladas como instrumentos para a universalização do tratamento. No fim do ano passado, a Corsan firmou contrato de financiamento de R$ 222 milhões com a Caixa Federal para obras de tratamento de água e esgoto para sete municípios, sendo cinco do Litoral.

 — Em Capão da Canoa, por exemplo, nós vamos aumentar o tratamento para 90%  —  afirma Carvalho.

A ideia é que esse percentual seja atingido em dois anos, mas que o tratamento vá avançando gradativamente conforme as redes de esgoto fiquem prontas. Em Imbé, obras em andamento devem elevar o tratamento para 18%, podendo chegar a 55% com o financiamento da Caixa Federal. Em Tramandaí, o objetivo é chegar a 40%. Em Xangri-lá, deverá alcançar 57% em dois anos.

Nos municípios onde não há tratamento, o esgoto é lançado diretamente na rede pluvial, que acaba, em muitos casos, sendo despejado no mar.

Índices de tratamento de esgoto:

Arroio do Sal  – 0%

Balneário Pinhal – 0%

Capão da Canoa – 55,23%

Capivari do Sul – 0%

Cidreira – 5,64%

Imbé – 0,51%

Mostardas – 0%

Osório – 0,53%

Palmares do Sul – 0%

Santo Antonio da Patrulha – 0%

Tavares – 0%

Terra de Areia –  0%

Torres – 55,88 %

Tramandaí – 28,04%

Três Cachoeiras – 0%

Xangri-Lá – 28,67%

Fonte: Gauchazh Verão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: