NOTÍCIAS

Tratamento de esgoto até 2019

A concessionária Águas de Jahu tem como meta contratual universalizar o tratamento de esgoto no Município até 2019. Segundo a empresa, atualmente Jaú possui 92% do esgoto coletado e tratado.

O sistema deverá ser levado ao Distrito de Potunduva e aos bairros Vila Ribeiro e Pouso Alegre. Além disso, há necessidade de intervenção em pontos da sede do Município.

Segundo a concessionária, grande parte das casas possui, de maneira irregular, ligações de águas pluviais na rede de esgoto. O problema é que em dias de chuva aumenta o volume de líquido que passa por essas tubulações.

O bairro Santo Antonio, em Jaú, é um dos locais da cidade onde o problema é recorrente. Para impedir que o esgoto retorne por poço de visita (PV) situado perto do cruzamento da Avenida Francisco Canhos com a Rua Marechal Deodoro, a empresa instalou extravasor (canalização destinada a escoar eventuais excessos de água).

Registro

A Águas de Jahu pretende instalar um registro no local. O objeto é utilizá-lo em dias de grande precipitação e caso ocorra algum reparo emergencial decorrente de retorno de esgoto às residências.

“A empresa intensificará, nessa região, a fiscalização de residências que tenham esse tipo de ligação irregular com o intuito de diminuir os problemas causados pelo grande volume que passa pelas redes de esgoto em dias de chuva”, menciona a Águas de Jahu por meio de nota. (AZ)