NOTÍCIAS

Tratamento de efluentes industriais: por que sua empresa deve aderir?

A legislação brasileira é muito rigorosa com as indústrias no que diz respeito à responsabilidade ambiental e o tratamento de efluentes da produção industrial. Não é para menos: as indústrias são os maiores poluentes do País e despejam, anualmente, milhares de toneladas de rejeitos tóxicos nas águas de rios e córregos, além de atingir também lençóis freáticos. Tudo isso prejudica seriamente a qualidade da água que será captada em outros pontos para tratamento e distribuição, bem como a qualidade de vida da população trazendo uma infinidade de doenças de veiculação hídrica. Esses problemas podem ser resolvidos em grande parte com o tratamento correto dos efluentes industriais.

Efluentes são os resíduos líquidos e gasosos provenientes da produção industrial. Os líquidos e gases utilizados na produção são contaminados por tóxicos (metais, químicos etc.) e necessitam de tratamento antes de serem descartados no corpo receptor.

Há várias formas de tratar os efluentes industriais. Os processos de tratamentos são basicamente três: físicos, biológicos e químicos. Os processos físicos são os que separam os sólidos por decantação, gradação, peneiramento, filtração, entre outros.

Já os processos biológicos tem o objetivo de separar os sólidos e removê-los por uma aceleração dos processos da natureza (decantação ou flotação, por exemplo), usando de organismos biológicos para isso.

Os processos químicos, por fim, são os que se utilizam de agentes de coagulação, neutralização de pH, oxidação ou floculação, entre outros, para agilizar o tratamento. Esse processo consegue remover os tóxicos por reações químicas, além de condicionar a mistura de efluentes que será tratada nos processos posteriores.

A concepção das estações de tratamento e as tecnologias empregadas no processo, visando a adequação do efluente tratado para descarte no corpo receptor ou reúso devem ser realizados com muita base técnica de conhecimento, para que o investimento não seja em vão. Não é raro encontrar estações de tratamento inoperantes ou ineficientes, pela falta de profissionalismo e falta de conhecimento técnico e experiência de quem as dimensionou ou implantou. Atualmente existem tecnologias apropriadas para o tratamento de efluentes, é fundamental saber projetá-las.

Quer saber mais sobre esses processos? A Hidrogeron preparou um e-Book imperdível sobre esse assunto atual e urgente para quem está no ramo industrial.  Baixe o e-Book Tratamento de Efluentes Industriais e confira.

banner-portal-tratamento-de-agua750x240px