NOTÍCIAS

Tradener fecha sua 1º venda de gás natural produzido no Paraná

Tradener fecha sua 1º venda de gás natural produzido no Paraná

A Tradener realizou sua primeira venda de gás natural com produção própria

A empresa, que já acumula experiência na importação de gás boliviano, expande agora sua atuação para a produção, solidificando sua presença no mercado nacional de energia.

O gás natural é comercializado pela Tradener por meio de sua subsidiária Barra Bonita Óleo e Gás, localizada em Pitanga, no Paraná. O poço, que iniciou operações em julho de 2022, tem uma capacidade plena de produção de até 100 mil m³/dia. O contrato prevê a venda inicial de 40 mil m³/dia em 2024, com um aumento de volume em janeiro de 2026, atingindo 80 mil m³ diários.

A comercialização será realizada em parceria com a GNLink, empresa sediada no Rio de Janeiro, que irá comprar o gás na cabeça do poço e ficará responsável por sua distribuição. A GNLink converte o gás natural em gás natural liquefeito (GNL), o que permitirá acessar grandes clientes localizados a distâncias superiores a 1.000 km. Contudo, o mercado prioritário será o próprio estado do Paraná.

Segundo Walfrido Avila, presidente da Tradener, a comercialização de gás natural no Brasil sempre foi um dos objetivos estratégicos da empresa.

“A experiência adquirida com a UTE BBOG, nossa usina termelétrica, foi crucial para viabilizarmos a venda de gás natural ao mercado industrial,” afirma.

Ele destaca o fato de que este gás é originário de uma região do Paraná onde as redes de distribuição ainda não estão plenamente desenvolvidas.

Além disso, Avila ressalta as vantagens do gás natural, especialmente sua composição química, que proporciona um controle de processos mais uniforme, sendo considerado um combustível de transição para uma matriz energética mais limpa, apesar de sua origem fóssil.

“Estamos comprometidos em contribuir para a diversificação e modernização da matriz energética brasileira, oferecendo um produto de alta qualidade que atende tanto à demanda local quanto a mercados mais distantes”, conclui.

Fonte: Gazeta do Povo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS