NOTÍCIAS

Tecnologias para água: veja a situação da implementação

Ferramenta de visualização publicada pela WE&RF mostra o status atual e projeção futura da implementação das tecnologias para água

 

tecnologias-para-agua-0517

 

A Water Environment & Reuse Foundation (WE&RF) publicou uma ferramenta interativa de visualização de dados visando promover um maior networking dentro da comunidade da água. O Leaders Innovation Forum for Technology (LIFT), uma iniciativa conjunta da WE&RF e da Water Environment Federation, ajuda as plantas a entender e implementar novas tecnologias para água.

Usando dados de uma pesquisa recente com toda comunidade da água para identificar tendências em torno da implantação de tecnologias inovadoras nas plantas, a ferramenta de visualização mostra o status atual e a projeção futura da implementação das tecnologias. Ela ilustra dois elementos chave:

(1) O percentual dos entrevistados que vai ou está planejando implementar uma tecnologia em um certo ponto no tempo, e
(2) Com que velocidade uma tecnologia se desloca de pioneira, para vanguarda e finalmente para prática padrão.

Aprender com as experiências

A pesquisa sobre tecnologia inclui 100 entrevistados representando algumas das maiores plantas de água e efluentes da América do Norte e de outros países. A ferramenta de visualização resultante permite aos usuários buscar os dados agregados e analisá-los baseando-se no tipo da planta, tamanho, localização e tecnologia.

Assinantes da WE&RF podem ir mais fundo e ver resultados detalhados da pesquisa, incluindo informações específicas da planta com o objetivo de um networking entre os pares.

“Se a sua planta está interessada em explorar mais a recuperação de nutrientes, a ferramenta de visualização vai ajuda-lo a entender as sequências de implementação e preferências em plantas similares. Indo mais fundo, você pode ver pontos específicos de contato em plantas similares para aprender com as suas experiências ou possivelmente colaborar para um piloto de tecnologia”, explica Jeff Moeller, Diretor de Tecnologias para Água da WE&RF.

A pesquisa vai ficar aberta para respostas adicionais até o final de 2017 para as plantas interessadas em participar. A ferramenta de visualização será atualizada regularmente para refletir as novas respostas. Em dois a três anos a pesquisa será republicada para acompanhar a absorção da inovação em água ao longo do tempo.

A ferramenta de visualização de tecnologias pode ser acessada em http://www.werf.org/lift/VisualizationTool.

Sobre

A Water Environment & Reuse Foundation (WE&RF) é uma organização sem fins lucrativos estabelecida oficialmente em 2016 como resultado da fusão entre a Water Environment Research Foundation e a WateReuse Research Foundation. A fundação resultante da fusão, com um portfólio de pesquisa combinada representando mais de 200 milhões de dólares, conduz pesquisas para tratar e recuperar materiais úteis dos efluentes, águas pluviais e água do mar, incluindo água, nutrientes, energia e biossólidos.

A Water Environment Federation (WEF) é uma organização técnica e educacional sem fins lucrativos, com 33.000 membros individuais e 75 associações afiliadas, representando profissionais de qualidade da água em todo mundo. Foi fundada em 1928.

Fonte: Water Environment & Reuse Foundation, adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br