NOTÍCIAS

Tecnologia modular da Veolia Water Technologies reduz até 50% da vazão de água saturada

Solução de flotação e clarificação remove sólidos suspensos, gorduras e pode reduzir a carga de DQO de 60% a 80%

559

Protegida por três patentes, a unidade modular IDRAFLOT ™, da Veolia Water Technologies, é uma solução compacta, facilmente transportável e inteiramente em aço inoxidável, que alcança um alto grau de espessamento e clarificação, definido como ultra-flotação, e possibilita a remoção de DQO, sólidos suspensos e gorduras. A tecnologia reduz até 50% da necessidade de vazão de água saturada, quando comparada a outros sistemas.

O IDRAFLOT ™ é fornecido com módulos lamelares, para alcançar alta capacidade de tratamento, levando em consideração seu tamanho compacto, e funciona a partir de um processo que utiliza ar dissolvido em água para separação sólido/líquido. A solução conta com ajuste de nível telescópico para otimizar a extração de lodo com concentração em matéria seca de até 8%, e garante uma saturação completa, uniforme e livre de formação de bolhas grandes prejudiciais ao processo. O reator permite amostrar e otimizar os parâmetros desejados através de um ajuste simples dos produtos químicos (coagulante/ floculante).

560

Se aplicado em uma planta biológica para remoção primária de gorduras biodegradáveis, sólidos em suspensão e fibras, por exemplo, o IDRAFLOT ™ pode alcançar a eficiência de até 98% nestes parâmetros, com consequente redução de DQO de 60% a 80%. Já no processo de clarificação secundária, a tecnologia remove partículas de lodos leves que não são capturados por decantadores secundários.

“A satisfação dos nossos clientes é possível graças à concepção de uma nova solução de modularidade capaz de atender aos requisitos de redução de custos e do tempo de entrega. Para este efeito, numa fase de planejamento, o IDRAFLOT ™ oferece a possibilidade de inserir futuros módulos adicionais na unidade básica. Essa flexibilidade permite que a tecnologia atenda perfeitamente às necessidades das indústrias”, comenta Sérgio Hilsdorf, gerente de aplicações e processos da Veolia Water Technologies.

A tecnologia pode ser aplicada nos mercados de laticínios, processamento de carnes, peixes e gorduras, indústrias de conservas, vinhos e celulose & papel.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com mais de 174.000 colaboradores, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui para o desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2015, o grupo Veolia trouxe água potável para 100 milhões de habitantes e saneamento para 63 milhões, produziu 63 milhões de megawatt/hora e valorizou 42.9 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) obteve em 2015 um faturamento consolidado de 25 bilhões de euros. www.veoliawatertech.com/latam .