Notícias

Soluções Sustentáveis Para Planta Bioquímica Italiana

Publicado em 12/12/2018 às 14:45:54

Quando a empresa bioquímica italiana Mater-Biotech, filial da Novamont, comprou uma planta existente e a renovou e ampliou, ela procurou a Fluence para projetar e implementar diversas soluções para suas necessidades de tratamento de água e efluentes.

solucoes-sustentaveis

Este estudo de caso mostra como a Fluence forneceu a companhia uma operação tipo turn key que inclui tratamento de água, de efluentes e tecnologias de conversão de resíduos em energia em três trens de tratamento, tudo em somente um ano.

No mundo atual, as empresas de todas as indústrias estão focadas na sustentabilidade, mesmo quando buscam maneiras de operar eficientemente, cumprir com as regulações ambientais e obter benefícios. As tecnologias escolhidas para este projeto refletem a reputação do cliente com relação à inovação, ao objetivo de reduzir custos e ser mais sustentável.

Antecedentes

A Mater-Biotech produz 1,4 butilenglicol a partir de fontes renováveis. Parte do modelo de sustentabilidade da Novamont é a recuperação de áreas locais, incluindo dar nova vida a plantas existentes. Quando a empresa decidiu renovar uma fábrica em Adria, Itália, escolheram a Fluence para projetar e construir um sistema que pudesse produzir água para sua fabricação e uma planta de tratamento de efluentes capaz de tratar a biomassa restante a partir do seu processo de fermentação.

 

Para reduzir o impacto ambiental e os gastos com descarte, a Fluence incorporou uma terceira solução: foi adicionada a conversão de resíduos de energia às capacidades da planta, reforçando a busca de tecnologias inovadoras e ecológicas da Mater-Biotech.

Desafios

Ainda que a Fluence tinha experiência previa na indústria bioquímica, os processos inovadores da Mater-Biotech e seus efluentes complexos apresentaram um novo desafio. Uma meta inicial era caracterizar corretamente os efluentes para determinar quais tecnologias seriam mais eficazes.

Talvez uma das maiores barreiras foi o curto prazo de entrega. O projeto foi concedido em março de 2015 e terminado em agosto de 2016.

Leia a matéria na íntegra


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *