NOTÍCIAS

Soluções de acesso e tratamento de água irão beneficiar o Norte e Nordeste

Seis projetos pilotos com soluções inovadoras para o acesso e tratamento de água em comunidades de baixa renda no Norte e Nordeste foram selecionados pelo Instituto Coca-Cola Brasil e os parceiros da aliança Água+Acesso

tratamento-de-agua

Eles serão implementados até o fim de outubro em sete comunidades dos Estados do Ceará, Pará e Amazonas, com investimento total de R$ 600 mil e irão beneficiar diretamente cerca de 800 famílias.

Ao todo, foram inscritas 114 soluções por universidades, empresas, inovadores, startups e desenvolvedores de soluções, com respostas para desafios como o tratamento de água salobra, o acesso à energia para bombeamento de água em comunidades isoladas ou soluções de saneamento unifamiliares.

A escolha foi feita por um júri técnico de 14 especialistas do tema no país.

“Estabelecer esse diálogo entre diversos setores da sociedade é a melhor forma de avançarmos no acesso à água no país”, diz Marcia Barbosa, diretora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em dessalinização de água.

O primeiro piloto do programa Água+ Acesso está em fase de testes desde março na comunidade de Coqueiro no município de Caucaia (CE).

tratamento-de-agua

Na localidade com 150 famílias está sendo usada uma tecnologia de gás ozônio para purificar a água. O equipamento trata três mil litros de água por hora, elimina contaminantes orgânicos e oxida metais pesados comumente encontrados no semiárido brasileiro.

Fonte: Folha de S. Paulo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: