NOTÍCIAS

Soluções ambientais em tratamento de ar terão destaque na Pollutec Brasil

Feira internacional que acontece no Anhembi em abril promove, de forma inédita, intercâmbio tecnológico e conhecimento técnico sobre serviços e produtos relativos a emissões, odores, meteorologia e qualidade do ar

Maior feira ambiental do mundo, a Pollutec chega ao Brasil em abril na primeira edição do evento realizada na América Latina. Entre os dias 12 e 15, o Pavilhão de Exposições do Anhembi oferecerá uma vitrine com as últimas tendências em tecnologia ambiental, que incluirão não só inovações em mitigação/monitoramento do impacto ambiental e valorização de efluentes e resíduos, mas também novidades no aprimoramento da eficiência energética e da produtividade de empresas dos mais diversos setores, assegurando-lhes assim competitividade no longo prazo.

De forma inédita no Brasil, a Pollutec destacará a grande importância do setor de tratamento de ar nos negócios sustentáveis e no desenvolvimento socioambiental de nossa economia. Os vários tipos de serviços e produtos ambientais relacionados à qualidade do ar — como monitoramento da qualidade do ar, análise e monitoramento de odores, tratamento de ar (lavagem/filtragem de gases), controle de emissão de poluentes (particulados/spray/gases) e análise meteorológica — estarão representados por grandes empresas como Thermo Fisher, ARIA, JCTM, Etatron, Odournet e Ormantine.

Um dos pontos fortes da Pollutec é seu caráter internacional. A presença de empresas como as britânicas Begg Cousland e Turnkey Instruments, a australiana Ecotech PTY e a italiana LSI Lastem propicia um intercâmbio tecnológico que vai enriquecer o repertório de soluções inovadoras disponível no Brasil.

“A Pollutec cumpre um papel muito importante na mudança da cultura industrial do Brasil, pois as empresas e produtos ali presentes demonstram que a questão ambiental não é inimiga do crescimento econômico”, frisa o diretor geral da Aria do Brasil, Marc Chiappero. “Soluções avançadas em monitoramento da qualidade do ar trazem um valor agregado às empresas. Elas têm um caráter preventivo, na medida em que evitam acidentes ligados a vazamentos de produtos químicos, e também estimulam o uso de fontes renováveis de energia em detrimento de combustíveis fósseis, maior responsável pelas emissões de carbono.”

A discussão de questões e desafios do setor também se fará presente na Pollutec por meio do fórum Cuidando do Futuro, evento paralelo que acontece ao longo dos quatro dias da feira e se propõe a discutir as perspectivas dos negócios sustentáveis no Brasil. No dia 13, a Thermo Fisher fará palestras que discorrerão sobre o emprego de métodos e tecnologias para o monitoramento de partículas e o controle de poluentes. Na feira, a JCTM vai expor uma Unidade Móvel de Monitoramento da Qualidade do Ar em seu estande, permitindo a visualização dos equipamentos e seu funcionamento.

Sobre o evento

A Pollutec acontece há mais de 40 anos em Lyon, na França, e também possui edições em Marrocos, Argélia e China. Aqui, a feira reunirá 80 marcas nacionais e internacionais — entre delegações e empresas de países como França, Bélgica, Áustria, Holanda, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Reino Unido e China — especializadas em saneamento ambiental, gestão de resíduos, tratamento do ar e do solo, energias renováveis e engenharia ambiental que atuam em diversos ramos do mercado. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), maior instituição de fomento de projetos de infraestrutura no Brasil, e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), um dos órgãos mais representativos do empresariado brasileiro, também participam do evento.

A Pollutec Brasil será simultânea à Feicon Batimat 2016, evento referência do mercado de construção civil. Isso significa que entre os dias 12 e 15 de abril, os visitantes presentes no Pavilhão do Anhembi poderão conferir os expositores e as conferências das duas feiras. Inscrições devem ser feitas pelo site da Pollutec Brasil (www.pollutec-brasil.com).