NOTÍCIAS

Solicitação de propostas para a quinta planta de dessalinização de Singapura

“A água dessalinizada é um pilar fundamental da estratégia de abastecimento de água de Singapura”

 

dessal-singapura-0217

 

A Agência Nacional de Águas de Singapura (PUB) emitiu em 6 de fevereiro uma solicitação de propostas para o desenvolvimento da quinta planta de dessalinização do país. A planta será construída até 2020 na ilha de Jurong mediante contrato do tipo DBOO (Design-Build-Own-Operate) e terá capacidade para produzir 137.000 m3/dia de água dessalinizada, aumentando a resiliência do abastecimento de água de Singapura.

Quatro concorrentes foram pré-qualificados para apresentar as suas propostas para a planta de dessalinização: Keppel Infrastructure Holdings Pte Ltd, Sembcorp Utilities Pte Ltd, Tuas Power Ltd e YTL Power International Berhad. A planta de dessalinização será instalada na unidade existente do concorrente que for o vencedor da licitação, seja em uma unidade de geração de eletricidade ou em uma unidade de geração de vapor, na ilha Jurong, para o aproveitamento das potenciais sinergias em recursos, tais como, captação de água do mar, descarga de efluentes e energia.

Espera-se que a água dessalinizada atenderá 30% das necessidades de água de Singapura no ano de 2060

“A água dessalinizada é um pilar fundamental da estratégia de abastecimento de água de Singapura. Como uma fonte de água que independe das precipitações, reforça a confiabilidade do nosso abastecimento de água contra períodos prolongados de seca”. Disse o Sr. Young Joo Chye, Diretor de Engenharia, Desenvolvimento e Suprimentos da PUB.

Existem duas plantas de dessalinização em operação em Singapura com uma capacidade combinada de 455.000 m3/dia, o que atende 25% da demanda atual de água. A terceira planta de dessalinização, em Tuas, tem previsão de entrar em operação em 2017 e a quarta, em Marina East, em 2020.

Espera-se que a água dessalinizada atenderá 30% das necessidades de água de Singapura no ano de 2060. O vencedor da licitação assinará um contrato de fornecimento de água dessalinizada para a PUB por 25 anos. O contrato estabelecerá a estrutura tarifária, termos e condições para o fornecimento e compra de água dessalinizada.

Fonte: Water and Wastewater Asia, adaptado por Portal Tratamento de Água