NOTÍCIAS

Sistemas de tratamento mantêm a qualidade da água nos laboratórios

Por Dino

Qualidade da Água nos Laboratórios

Em nosso dia a dia, nos preocupamos com a qualidade da água que consumimos visto que a contaminação pode causar sérios problemas à saúde. A situação não é diferente em laboratórios de análise clínicas, onde as exigências são ainda maiores, visto que o menor agente contaminante pode produzir um resultado errado. Nestes locais, a água utilizada deve ser reagente, purificada em um sistema de tratamento de água e filtragem especial para este fim, livre de contaminantes como íons, matéria orgânica e micro-organismos.

agua-laboratorio

 A água reagente pode ser caracterizada de acordo com o seu nível de pureza:

– A do tipo I, possui a pureza ideal para laboratórios, quase livre de sais. É utilizada em análises que precisam de pouca interferência e muita precisão nos resultados, preparação de soluções padrão e tampão. Essa água deve ser usada imediatamente após a sua purificação, podendo perder a sua qualidade caso seja estocada.

– O tipo II tolera concentração de sais é utilizada para preparar meio de culturas e em métodos analíticos onde é aceita a presença de bactérias.

– Seguindo a escala, a água do tipo III apresenta níveis de pureza menor e tem pouca utilidade em laboratórios.

– Existe ainda um quarto tipo de água, considerada especial, ela é extremamente pura e é usada para cromatografia (hplc).

São diversos os agentes contaminantes que podem influenciar a qualidade da água e a inutilizar para processos laboratoriais, entre os mais frequentes estão o cloro, sais, ferro, alumínio e outros metais. Os sistemas de tratamento de água e filtragem devem ser escolhidos de acordo com a concentração desses itens na água para que o processo de purificação seja adequado, avaliar a qualidade da água da rede de abastecimento é fundamental nesse procedimento.

Com uma linha completa de sistemas de tratamento de água e filtragem para a área da saúde, a Asstefil garante com seus produtos a produção de água desmineralizada tipo II e III.
Website: http://www.asstefil.com.br/

Fonte: EXAME