Notícias

Sistema de Polimento de Efluentes para Reúso de Água

Publicado em 18/08/2015 às 14:30:36

30, façamos um estudo envolvendo melhorias nos processos geradores de efluente, visando reduzir a emissão dos principais contaminantes, alterações de processo na ETE no sentido de aumentar o controle das reações para aperfeiçoar o uso de reagentes químicos, e definir a que nível de reuso pretende-se chegar com este efluente.

O principal parâmetro que define a viabilidade da reutilização dos efluentes tratados, é a concentração de Sólidos Totais Dissolvidos, que representa o conjunto de todas as substâncias orgânicas e inorgânicas contidas num líquido sob formas moleculares, ionizadas ou micro granulares. Este parâmetro avalia o peso total dos constituintes minerais presentes na água por unidade de volume (mg/L) e estão principalmente nas formas de Carbonatos, bicarbonatos, cloretos, sulfatos, fosfatos, nitratos, cálcio, magnésio, sódio e íons orgânicos.

Boa parte destes sais é formada como subprodutos das reações químicas de neutralização que ocorrem na ETE e devem ser objeto de estudo para sua redução. Outros parâmetros que também devem ser objeto deste estudo são: Óleos e graxas, Dureza, Metais em geral, compostos orgânicos aromáticos, solventes, DBO, DQO, sólidos suspensos, Cor e odor, estes menos problemáticos considerando-se que a ETE já esteja atendendo à legislação, podem ter suas concentrações diminuídas significativamente com o uso dos filtros de polimento de efluente tratado.

tecitec1

De modo geral, o projeto como um todo precisa ser revisto com outra ótica, aliando a necessidade de reuso com melhorias no processo industrial e na ETE, de forma a trazer o resultado esperado.

tecitec2

Confira os produtos da Tecitec:

Filtro de Areia:

tecitec3

Clique para fazer uma consulta!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *