Conteúdo Técnico

Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais

A princípio, a Indústria 5.0 veio para adicionar um toque humano à automação industrial presente fortemente na Indústria 4.0. Para os laboratórios, esse toque veio principalmente na forma do sistema de gerenciamento de informações laboratoriais, o sistema LIMS.

O software de gerenciamento é um sistema que lhe permite gerenciar de forma mais efetiva os dados laboratoriais e associados. Sendo assim, melhora o fluxo de trabalho laboratorial e permite que o seu espaço seja um laboratório moderno.

Mas como funciona o gerenciamento de laboratório através do software? Como os laboratórios se encaixam na Indústria 5.0? Confira tudo agora!

 

O que é o Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais (LIMS)?

O Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais é um software que lhe permite gerenciar os dados laboratoriais de forma mais automática. Seu nome (sistema LIMS) vem do inglês Laboratory Information Management System.

A partir dele, é possível conduzir as operações do laboratório com mais facilidade, automatizando os fluxos de trabalho no espaço. Por isso, ele facilita o armazenamento, rastreamento e avaliação dos dados ao longo do tempo de trabalho.

Dessa maneira, você consegue integrar informações, instrumentos e profissionais de forma muito mais simples.  

Quais são as principais características do sistema LIMS?

As principais funções dos LIMS no gerenciamento de laboratório são a gestão das amostras, integração dos instrumentos e a troca eletrônica de dados entre departamentos. Além disso, outras operações executadas na gestão de laboratório são:

— Manipulação de código de barras

— Atribuição de funções/grupos para determinar os níveis de acesso e gerenciamento dos dados

— Programação da calibração e manutenção dos instrumentos

— Introdução de dados

— Controle de qualidade

— Criação de relatórios

— Controle de tempo nos processos e manuseios em laboratório

— Registro dos fluxos de trabalho  

O que é o ciclo de vida dos dados no sistema LIMS?

Todas as informações e atividades registradas no sistema LIMS são objetos e eventos. Sendo assim, os objetos são tudo que já citamos até agora, como o registro de amostras, da instrumentação laboratorial, dos materiais de apoio, dos profissionais, entre outros.

Já os eventos se referem ao ciclo de vida dos dados, ou seja, dos objetos. O exemplo mais comum é o ciclo de vida das amostras: primeiro ela é aceita, depois os resultados são adquiridos e validados e, por fim, há a emissão do relatório de teste.

Mas esse não é o único ciclo de vida dentro do gerenciamento de dados!  

Principais ciclos de vida no sistema LIMS

1. Fluxos comerciais

2. Ciclo de vida dos recursos instrumentais

3. Ciclo de vida dos materiais de suporte

4. Ciclo de vida dos profissionais

5. Gestão das documentações de origem interna e externa

6. Fluxos administrativos para clientes externos

7. Atividades auxiliares do laboratório

Entre outros.  

Indústria 5.0 no Brasil e os laboratórios: como se relacionam?

“A Indústria 5.0 no Brasil não é apenas sobre tecnologia, mas sobre como trabalhar em conjunto a tecnologia com os humanos.”

A Indústria 5.0 no Brasil se trata da reumanização na corrida pela automação industrial. Ela se origina do desenvolvimento de tecnologias na Indústria 4.0, mas afirma que o pensamento humano ainda tem igual valor no processo de fabricação.

As principais tecnologias que permitem a Indústria 5.0 são as Tecnologias da Informação e Comunicação (ICT), Inteligência Artificial (IA) e robótica. Juntas, elas estão criando e consolidando as principais tecnologias 5.0:

— Cyber Physical System ou Sistemas Ciberfísicos (CPS)

— Internet of Things ou Internet das Coisas (IoT)

Qual a sua relação com o gerenciamento de laboratório?

O principal papel da Indústria 5.0 é a criação de valor para além do resultado financeiro. Sendo assim, além de aprimorar os ganhos da empresa, ela objetiva melhorar os aspectos da vida profissional, tornando ela inclusiva, sustentável e de qualidade.

Dessa forma, a gestão de laboratório através do software de gerenciamento tem o papel de facilitar a vida do profissional sem excluí-lo dela. O software simplifica o fluxo de trabalho para que o trabalho humano no laboratório ocorra mais facilmente.  

Então, você também gostaria de saber mais sobre as Gestão da Qualidade em Laboratórios? Clique aqui para ler o nosso artigo sobre o assunto!  

Quais são as principais características da indústria 5.0?

— Interconexão maior: a indústria 5.0 é marcada pela colaboração forte entre homem e máquina

— Suporte cognitivo: não há ameaça ou risco de eliminação do trabalho humano, pois ele é necessário para o melhor funcionamento das máquinas

— Automação mais inteligente: através da combinação da automação com o suporte cognitivo humano, as empresas evitam decisões erradas ou inadequadas

Quais são os benefícios de ter um sistema LIMS no laboratório?

Dentro da indústria 5.0, o sistema de gestão do laboratório é o perfeito complemento para o suporte cognitivo dos funcionários do espaço. Por outro lado, ao automatizar o fluxo de informações, o software de gerenciamento torna os processos muito mais rápidos.

Em contrapartida, esse não é o único benefício de ter um sistema LIMS:

— Diminui o consumo de papel no laboratório

— Fornece uma auditoria completa e rastreável

— Reduz a chance de erro humano

— Facilita o acesso e a troca de documentações entre os departamentos do laboratório

— Melhora a conformidade regulamentar

— Permite a análise dos dados para aprimorar os processos no laboratório

— Simplifica o fluxo de trabalho

Conclusão

Em síntese, o laboratório faz parte de variadas indústrias que exigem exatidão nos resultados, o que significa que não deve haver erros ou falhas nos processos. Portanto, ao implantar um sistema LIMS, você melhora a eficiência operacional geral do laboratório.

E o sistema LIMS não melhora apenas o fluxo operacional, pois também ajuda no fluxo financeiro. Ao se automatizar sem abandonar o suporte cognitivo, você aprimora a gestão em geral do espaço laboratorial.

Mais sobre este autor:

Ingrid Ferreira Costa

Ingrid Ferreira Costa é Founder & CEO da Biochemie – uma empresa de educação corporativa que prepara os Cientistas para o mercado de trabalho.

Foi uma das 100 escolhidas para participar do Programa de Aceleração de Creators do LinkedIn no Brasil. Ela é responsável por liderar a Divulgação Científica no LinkedIn e engajar comunidades que atuam nas áreas de Química, Biotecnologia e Ciência da Vida.

Ela possui formação nas áreas de Química, Ciências Farmacêuticas, Gestão da Qualidade e Cosmetologia.

Para você acompanhar os cursos, eventos e mentorias nas áreas de Química, Biotecnologia e Ciências da Vida, acompanhem a Ingrid pelo LinkedIn e/ou Instagram.

E-mail: [email protected]