NOTÍCIAS

Sistema de dessalinização desenvolvido pela Nova Opersan gera redução de consumo de água em processo produtivo da Clariant

Tecnologia retira água da Baía de Guanabara e ajuda na produção de fluidos de perfuração e completação

clariant

Alinhada ao pilar estratégico de criar valor com sustentabilidade, a Clariant, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, procura implantar soluções tecnológicas sustentáveis em suas produções. Com este objetivo, desde o início das operações da unidade localizada em Niterói no Estado do Rio de Janeiro, a companhia buscou desenvolver, juntamente com a Nova Opersan, empresa especializada em soluções ambientais para tratamento de águas e efluentes, um sistema que reduzisse a necessidade de utilização de água da rede de abastecimento do município.

Sistema de dessalinização – Baía de Guanabara

Com a expertise da Nova Opersan, foi criado um sistema de dessalinização que retira água da Baía de Guanabara, para a produção de fluidos de perfuração e completação, fornecidos às sondas de perfuração de poços de petróleo nas Bacias de Campos e de Santos. Como resultado, a Clariant irá reduzir substancialmente o consumo de água fornecido pela rede que abastece a cidade de Niterói.

A Nova Opersan é responsável pela operação e reúne uma experiência única, de mais de 30 anos, em soluções para tratamento de água, efluentes e resíduos perigosos. “Este foi um projeto bastante desafiador e inovador, avaliando as necessidades do cliente, bem como os riscos de captação da água da Baia de Guanabara, devido à presença de alguns contaminantes não encontrados comumente nos demais ambientes marinhos. Após a consolidação dos custos de implantação e de operação, decidimos como melhor opção fornecer a tecnologia de dessalinização como o sistema de fornecimento de água industrial a Clariant”, explica o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Nova Opersan, Diogo Taranto. É importante ressaltar que a solução tecnológica utilizada pela Clariant é licenciada pelos órgãos ambientais.

“Água permeada produzida é utilizada no processo industrial”

“Após a captação, há várias etapas de tratamento, a água passa por um processo de pré-tratamento, mediante filtros para a retirada de resíduos, passando por um sistema de ultrafiltração, antes de entrar no sistema principal por membranas de osmose reversa. A água permeada produzida é utilizada no processo industrial, enquanto os efluentes rejeitados pelo sistema retornam de forma controlada e monitorada para a Baía de Guanabara, sem danos ao meio ambiente”, complementa o executivo.

Os fluidos de perfuração fornecidos pela Clariant são utilizados nos poços de petróleo para realizar funções básicas, como controle de pressão de formação, resfriamento e transmissão de força hidráulica para broca, facilitando assim a sua ação sobre a rocha. Além disso, eles também mantêm os cascalhos em suspensão, o que facilita seu deslocamento à superfície. Os fluidos de completação, por sua vez, são injetados para deixar o poço nas condições ideais de operação. “A Clariant possui um terminal onde esses produtos são embarcados diretamente em navios de apoio offshore, com destino às sondas de perfuração.”, diz o gestor responsável pela unidadeda Clariant, Alex Reis.

Sobre a Nova Opersan

Fundada em 2012, a Nova Opersan é um grupo especializado em soluções ambientais para águas e efluentes. Resultado da associação entre o Pátria Infraestrutura, gestora de recursos de fundos de private equity, com a Enasa – especialista em projeto e construção de sistemas de tratamento – e a Opersan Resíduos – com foco em tratamento de efluentes Offsite, realizando ainda, ao longo dos anos, diversas aquisições de negócios de empresas do mesmo segmento.

O Grupo Nova Opersan leva ao mercado uma expertise única, que engloba elaboração do projeto, construção e operação de unidades de tratamento, bem como realiza tratamentos de diversos tipos de efluentes em suas próprias estações. Com mais de 800 clientes de diferentes portes, segmentos e localidades, com as certificações ISO 9001 e ISO 14001, o Grupo Nova Opersan aposta nas soluções customizadas, ambientalmente sustentáveis e economicamente vantajosas para atender as necessidades do mercado corporativo. O Grupo Nova Opersan tem como princípio a condução dos negócios de maneira transparente e profissional, acreditando na condução ética e responsável dos seus negócios, não admitindo nenhuma prática de corrupção ou suborno.