NOTÍCIAS

Sistema Cantareira opera com 41,4% de sua capacidade de abastecimento de água

Seis sistemas abastecem e fornecem água para as cidades paulistas. Confira os outros índices.

sistema-cantareira

Imagem aérea da represa do Atibainha, em Nazaré Paulista. O reservatório faz parte do sistema Cantareira, que opera com 65% da capacidade, segundo índice da Sabesp (Foto: Luis Moura/WPP/Estadão Conteúdo).

O Sistema Cantareira opera com 44,1% de sua capacidade neste domingo (3), segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Cinco meses atrás, o volume de água alcançava 67,8% da capacidade.

O Cantareira abastece cidades do estado. Até o momento foram registrados 82,3 mm de chuva em dezembro. Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva sobre o sistema.

Ao todo, seis sistemas fornecem água para as cidades paulistas.

Veja os índices nos sistemas que abastecem os municípios paulistas:

  • Cantareira: 41,41% da capacidade
  • Alto Tietê: 52,4% da capacidade
  • Guarapiranga: 58,5% da capacidade
  • Alto Cotia: 76,8% da capacidade
  • Rio Grande: 83,4% da capacidade
  • Rio Claro: 74,1% da capacidade

Índices

Após uma ação do Ministério Público Estadual (MPE), aceita pela Justiça, a Sabesp passou a divulgar outros dois índices do Cantareira.

O Cantareira chegou a atender 9 milhões de pessoas só na região metropolitana de São Paulo, mas atualmente abastece 7,4 milhões após a crise hídrica que atingiu o estado em 2014 e 2015. Os sistemas Guarapiranga e o Alto Tietê absorveram parte dos clientes para aliviar a sobrecarga do Cantareira durante o período de estiagem.

Por G1 SP, São Paulo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: