NOTÍCIAS

Secretaria do Ambiente do RJ e Inea fiscalizam despejo irregular de esgoto

inea

A ação foi realizada no entorno do Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca e coletou amostras de água para análise

 

Imagem Ilustrativa

 

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SICCA), e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fiscalizaram na terça-feira (13/07) centros comerciais localizados no entorno do Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca, na zona oeste. A ação foi desencadeada com o objetivo de checar o despejo irregular de efluentes nos ecossistemas lagunares da Barra da Tijuca.

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, acompanhou a operação e falou sobre a importância destas fiscalizações.


LEIA TAMBÉM: UNESCO REVELA QUE 80% DA ÁGUA RESIDUAL NO MUNDO É DESPEJADA SEM TRATAMENTO


Fiscalização

“As equipes da Secretaria e do Inea têm atuado intensamente para combater crimes e irregularidades ambientais em todo o estado. Vamos continuar fiscalizando e trabalhando para coibir esse tipo de prática”, afirmou o secretário.

A equipe vistoriou diversos estabelecimentos ao longo do Canal de Marapendi e técnicos do Inea coletaram três amostras de água para análise. Além disso, uma amostra foi coletada na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do shopping Città América.

Os resultados devem ficar prontos em 15 dias. O objetivo é analisar se os efluentes recebem o devido tratamento antes de serem lançados no canal. Durante a operação, o shopping Barra Point foi notificado por despejo irregular de resíduos.

Fonte: Diário do Rio.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O GÁS ‘ESQUECIDO’ QUE CONTRIBUI 300 VEZES MAIS PARA EFEITO ESTUFA DO QUE CO2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ENGENHARIA DE SEMENTES PARA RESISTIR À SECA