NOTÍCIAS

Bombinhas/SC inaugura sistema para pôr fim à falta d’água durante o verão

Companhia Águas de Bombinhas promete que volume de água captado em Tijucas será suficiente para atender a população durante o inverno e o verão

falta-agua

Operação do sistema de captação e tratamento de água começou oficialmente na manhã de ontem – SC Drones/Divulgação/ND

Bombinhas inaugurou nesta quarta-feira (7), o novo sistema de captação e trata mento de água. A rede de 27 quilômetros, que liga o morro de Zimbros, na divisa entre Porto Belo e Bombinhas, a Tijucas custou R$ 55 milhões. A obra é esperança para moradores, empresários e visitantes de ter uma temporada sem problemas de escassez do produto, como tem sido rotina ao longo dos últimos anos.

Segundo o diretor-presidente da companhia Águas de Bombinhas, Carlos Roma Júnior, o volume de água, que será captado em Tijucas , será suficiente para atender a população durante o inverno e também no verão. Segundo ele, na primeira temporada o contrato com a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) será mantido, como sistema emergencial. Como estamos operando em fase de testes, no mo mento não convém desligarmos o contrato com a Casan. Vamos utilizar o nosso sistema e usar o da Casan como sobressalente”, justificou Roma.

Capacidade de tratamento

A capacidade de tratamento da estação será de 140 litros por segundo, o suficiente para compensar o volume que hoje é comprado da Casan. Os outros 20% consumidos no município são produzidos pela ETA (Estação de Tratamento Zimbros). A partir de agora, Bombinhas atinge a tão sonhada autossuficiência no abastecimento. O investimento deve beneficiar as cidades de Itapema e Porto Belo, já que deixa de captar água no rio Perequê.

A decisão de antecipar os recursos e iniciar o novo sistema antes do prazo contratual foi após o verão de 2016, auge da crise hídrica da região. A obra da adutora demorou pouco mais de um ano para sair do papel. A empresa destinou cerca de R$ 5 milhões para o pagamento de contrapartidas pela passagem da rede em ruas de Porto Belo e Tijucas.

Fonte: Notícias do Dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: