NOTÍCIAS

Sanesul anuncia nova Estação de Tratamento de Esgoto em meio a negociação de renovação da concessão

O contrato de concessão do saneamento básico (água e esgoto) entre Dourados e Sanesul (Saneamento de Mato Grosso do Sul) termina em setembro e as tratativas para renovação ainda são incertas.

ete-dourados

Construção da Estação de Tratamento de Esgoto Ipê, em Dourados – Crédito: Divulgação

Mesmo assim, a estatal anunciou que está sendo construída uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município, com capacidade de tratar 100 litros por segundo e localizada na rodovia MS 156, sentido Distrito Industrial.

As obras, segundo o governo, são com recursos próprios e federais. Além da nova estação, também estão sendo implantados mais de 312 km de rede coletora de esgoto e 15.666 ligações domiciliares, entre outras obras que irão ampliar a coleta e o tratamento de esgoto na cidade de Dourados.

“A ETE fica afastada da cidade e a rede de esgoto fica embaixo da terra. Muitas pessoas não veem e ainda não sabem da importância desse tipo de investimento, mas é fundamental para garantir a preservação ambiental e evitar doenças, tais como diarreia, leptospirose, hepatites infecciosas (A e E)”, explicou o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Helianey Paulo da Silva.

Investimentos previstos

Reforçando o que foi dito pelo governador Reinaldo Azambuja, o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, disse que muitos outros investimentos estão previstos para o município de Dourados em saneamento básico (água e esgoto), caso a concessão de serviços de água e esgoto seja renovada.

O governo pretende renovar através de um contrato de programa de gestão compartilhada entre o Estado, o Município e a Empresa Pública (Sanesul), algo que o Ministério Público é contra e sugere a abertura de licitação.

Walter destaca que a estatal já universalizou o fornecimento de água tratada em todos os municípios onde atua e que agora a empresa está focada em aumentar a cobertura de esgoto, pois tal investimento melhora a qualidade de vida da população.

“Temos certeza que o melhor caminho para o Município de Dourados é continuar essa parceria que deu certo e que os resultados estão sendo colhidos agora.  O saneamento básico proposto pela Sanesul está sendo cumprido à risca e o plano de investimento será feito de forma que contemple também essa universalização na parte de esgoto”, disse.

Fonte: O Progresso digital.