NOTÍCIAS

Sanepar avalia tecnologias israelenses de saneamento

                       167

Empresas da área de tecnologia em saneamento com base em Israel apresentaram inovações à Companhia.

Seis empresas da área de tecnologia em saneamento com base em Israel apresentaram produtos e inovações para a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), nesta quinta-feira (09), em Curitiba. Representantes da Arad, Atlantium, Bermad, Curapipe, RWL e Takadu falaram sobre gerenciamento, captação, transporte, tratamento e segurança da água, entre outros temas.

O cônsul econômico de Israel, Boaz Albaranes, e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, acompanharam o encontro técnico Israel-Sanepar. Eles falaram sobre a importância dessa troca de experiência e de uma possível parceria. “A Sanepar tem interesse em conhecer as tecnologias israelenses e também gostaria de aprimorar os contatos com Israel num intercâmbio de pesquisas que seja interessante para ambos”, disse Chaowiche. Ele lembrou do recente acordo assinado pela Sanepar com o governo alemão, sobre biogás, e do Prêmio Valor Econômico, que considerou a Sanepar a melhor empresa de saneamento do Brasil.

Boaz Albaranes destacou a importância do planejamento a longo prazo executado por Israel para atender às demandas internas de água e reforçou a intenção de contribuir com as tecnologias em saneamento, muitas delas já pesquisadas em seu país.

“Somos do tamanho de Sergipe, com cerca de 8,5 milhões de habitantes e um PIB de 291,5 bilhões de dólares, mas não temos riquezas de recursos naturais. Israel é um país jovem, com 68 anos apenas, e suas riquezas são a cultura e o DNA empreendedor”, disse o cônsul. “Para se ter uma ideia, somos o país que mais investe em pesquisa e desenvolvimento e temos mil novas startups surgindo a cada ano”, ressaltou. Boaz disse ainda que “se há água 24 horas por dia nas torneiras de Israel, isso se deve ao trabalho de planejamento e gestão adotado pelo país há muito tempo”.

Em março de 2015, Boaz esteve em Curitiba e foi recebido pelo diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Junior. Na época, o cônsul falou sobre as atividades de dessalinização, gestão e redução de perdas de água. Para Martinho, essa busca constante por inovação também faz parte do dia a dia da Sanepar. “Nossa busca por tecnologias que atendam às demandas da população do Paraná é constante. Queremos ter uma Sanepar cada vez melhor, atendendo os paranaenses com qualidade, quantidade e a um preço justo”, disse.

Também participaram do encontro os diretores da Sanepar Paulo Alberto Dedavid e Glauco Machado Requião, além da gerente de desenvolvimento de negócios da Missão Econômica do Consulado de Israel em São Paulo, Ana Claudia Felizardo.

Informações da Agência Estadual de Notícias (AEN).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: