NOTÍCIAS

Acordo prevê investimento da Sanasa em estação de Valinhos/SP para tratar esgoto e produzir água de reúso

Protocolo de intenções foi assinado na tarde desta terça-feira pelos prefeitos de Campinas e Valinhos. Valor a ser aplicado em projetos depende de estudos

Um protocolo de intenções assinado na tarde desta terça-feira (8) prevê investimentos da Sanasa na estação de tratamento de esgoto (ETE) Capuava, em Valinhos (SP). Segundo a empresa responsável pelos serviços de água e saneamento em Campinas (SP), entre os objetivos do acordo está melhorar a qualidade da água que é despejada no Ribeirão Pinheiros, localizado a quase 1,5 km do ponto de captação instalado no Rio Atibaia – responsável por abastecer 95% da metrópole.

“A intenção é que […] a ETE Capuava passe a ter uma estrutura capaz de produzir água de reúso e de eliminar o odor da estação, assim como é hoje a Estação Produtora de Água de Reúso Capivari II”, diz texto da administração. De acordo com a Sanasa, outro benefício é a possibilidade de Campinas transferir o esgoto da ETE Samambaia para a estrutura e, com isso, reduzir despesas.

“A ETE Capuava trata hoje 255,6 litros de esgoto por segundo, enquanto a quantidade de esgoto tratado na ETE Samambaia é de apenas 60 litros por segundo”, diz nota da Prefeitura.

Prazos

De acordo com a Sanasa, a parceria irá permitir auxílio a Valinhos, uma vez que a estação de esgoto tem capacidade de tratamento considerada saturada. O protocolo tem validade de 36 meses, mas o valor dos projetos ainda depende de estudos e não há prazo para a execução dos trabalhos.

Além do intercâmbio de informações técnicas e científicas, as cidades planejam realização de cursos voltados para a empresa e ao departamento responsável pelos serviços em Valinhos (Daev).

Fonte: G1.