NOTÍCIAS

SAMAE Araranguá/SC investe R$300 mil em Estação de Água

Assinatura da ordem de serviço foi na tarde desta terça-feira, 24.

samae

Com a presença do prefeito Mariano Mazzuco Netto, do presidente da Câmara de Vereadores Daniel Viriato Afonso, o diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE), José Hilson Sasso assinou na tarde desta terça-feira, 24, a ordem de serviço para a implantação de três Geoformas para a captação de lodo na Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na comunidade Lagoa da Serra.

As três superfícies são conhecidas como Bag’s, e servem para a captação de lodo gerado pela lavagem dos decantadores e filtros da estação. O diretor geral do SAMAE, José Hilson Sasso comentou sobre a importância do investimento.

“Com a implantação destas Geoformas, será possível descartar o lodo de forma correta, desta forma trazendo benéficos para o meio ambiente e gerando também economia. São aproximadamente 300 mil reais revertidos em mais qualidade de vida para o povo de Araranguá”.

Funcionamento das Bag’s

O Engenheiro Químico do SAMAE, Mário Copetti, explicou a forma de funcionamento das Bag’s. “Quando se capta água da Lagoa ela vem com lodo, na estação ela é tratada e o lodo fica no fundo. Com essas superfícies o lodo irá para dentro das bag’s e ele será retirado após um período e levado para um aterro sanitário. Este é um sistema que trará muitas vantagens”.

Para o prefeito, Mariano Mazzuco, tudo o que colaborar com o meio ambiente terá o apoio do executivo. “Me alegro pelo trabalho do SAMAE estar dando resultados. Com certeza este investimento irá fazer toda a diferença para o meio ambiente”.

O ato contou com a presença de Dorival Rocha, da empresa Ecobulk, vencedora do processo licitatório. “Cada superfície terá 8 metros de largura e 30 metros de comprimento e queremos que entre 45 e 60 dias elas estejam prontas para uso”, informou Dorival.

Geoformas

Geoformas (Bag’s) são bolsas de tecido geotêxtil (polipropileno) utilizados para contenção, armazenamento, deságue e desidratação de lodos e diversos tipos de sedimentos.

Fonte: Revista W3.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: