Notícias

SABESP inaugura ampliação da ETA Alto da Boa Vista – Obra realizada pela CENTROPROJEKT com membranas KOCH

Publicado em 15/12/2014 às 11:10:03

O Governador Geraldo Alckmin inaugurou nessa terça-feira (02/12) a ampliação da Estação de Tratamento de Água Engº Rodolfo José da Costa e Silva da Sabesp, localizada no Alto da Boa Vista, na Zona Sul de São Paulo.

A ampliação da ETA conta com um Sistema de Ultrafiltração com Membranas e foi dividida em duas fases. A primeira fase, inaugurada agora em Dezembro, irá produzir 1m³/s e a segunda fase, com previsão de inauguração no primeiro semestre de 2015 produzirá mais 1m³/s. A empresa contratada para construir e montar a nova Planta de Tratamento de Água foi a Centroprojekt do Brasil S/A.

A ETA existente trata água proveniente da represa do Guarapiranga através de tecnologia convencional de coagulação, clarificação e filtração em filtros de areia. A capacidade da ETA convencional é 14.000 L/s. Com a demanda por água potável na cidade de São Paulo e a impossibilidade de expandir seus clarificadores e filtros de areia devido à limitação de espaço, a SABESP buscou então tecnologia que pudesse acrescentar 2.000 L/s (7.200 m3/h) de produção de água e que utilizasse o menor espaço possível.

koch-imagem-4

A tecnologia de membranas utilizada no tratamento foi fornecida pela empresa americana Koch Membrane Systems. O produto, denominado PURON® HF, é composto por módulos de membranas submersas com fibra oca reforçada fabricada em PVDF com poros de 0,03 mícron, possui a maior densidade de empacotamento do mercado (2650m²) e uma tolerância a concentrações de sólidos suspensos superior a 1000mg/L.

koch-imagem-5

koch-imagem-6

koch-imagem-7 koch-imagem-8


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *