NOTÍCIAS

Sabesp entrega estação de tratamento de esgotos em São Roque

A Sabesp inaugurou o novo sistema de coleta e tratamento de esgoto de São Roque.

sabesp-saoroque

Com investimento de R$ 44,6 milhões, as obras possibilitarão o tratamento de 100% do esgoto do município até o fim de 2018, trazendo mais qualidade de vida à população, além de contribuir para despoluição e melhoria da qualidade d’água dos ribeirões Guaçu e Mombaça, ambos afluentes diretos do rio Tietê, além dos córregos Aracaí, Carambeí e Marmeleiro, que cortam a área central da cidade.

O empreendimento conta com uma estação de tratamento com capacidade para processar 156 litros de esgoto por segundo, mais de 16 km de tubulações (redes coletoras, emissários e linhas de recalque), além de três unidades de bombeamento. Essa estrutura fará com que 6 milhões de litros de esgotos in natura por dia sejam tratados, permitindo a recuperação dos rios e córregos da cidade.

O sistema

No primeiro momento, o sistema vai garantir o tratamento de 80% dos esgotos coletados, beneficiando quase 88 mil moradores. Na segunda etapa, até dezembro de 2017, o sistema vai tratar 95% dos esgotos coletados. Até o fim de 2018, serão tratados 100% dos esgotos coletados na sede e nos distritos de São João Novo e Mailasque, garantindo o desenvolvimento desses bairros e a universalização do saneamento no município.

A construção desse sistema gerou emprego direto para 120 pessoas, além de 360 empregos indiretos. Nas cidades atendidas pela companhia no interior do Estado, foram construídas 113 estações de tratamento de esgotos entre 2011 e 2017. A Sabesp conta ainda com 15 estações em construção e uma em fase de contratação.

A estação de tratamento fica localizada na rodovia Lívio Tagliassachi, km 7, bairro Guaçu, em São Roque. Além do governador Geraldo Alckmin, estiveram presentes o prefeito do município, Cláudio José de Góes, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto, o superintendente da Sabesp na região, Maurício Tápia, além de autoridades locais.

Projeto educativo

Para ajudar a população a compreender o impacto dessa inauguração, está em andamento desde 2 de agosto o projeto “Sabesp em São Roque, Natureza Saudável”. Em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do município, a companhia tem realizado palestras de educação ambiental para os alunos do ensino fundamental da rede municipal.

A atividade visa informar 8.500 estudantes sobre a importância do descarte adequado do lixo, como funcionam os sistemas de abastecimento de água e esgotamento da cidade, além de prepará-los para visitar a estrutura que será inaugurada. As palestras se estenderão até dezembro de 2017, quando trabalhos divididos entre cinco categorias (poesia, paródia, fotografia, redação e desenho ou colagem) sobre as atividades desenvolvidas serão premiados.

Fonte: Sabesp