NOTÍCIAS

DAE de S. Bárbara/SP homologa obra de ampliação da ETE Balsa

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Balsa, em Santa Bárbara d’Oeste, terá sua capacidade ampliada em 700%.

dae

A homologação da contratação de empresa específica para execução da obra, no valor de R$ 5.423.930,10, foi assinada na sexta-feira (14) pelo vice-prefeito e diretor-superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Rafael Piovezan. A obra integra ações que projetam o tratamento de 100% do esgoto do município até 2020.

Atualmente, a ETE Balsa trata uma vazão de 20 litros por segundo (l/s) de esgotos gerados de uma população em torno de 20.000 habitantes, sendo parte de moradores da Zona leste de Santa Bárbara e parte da região do bairro da Balsa, em Americana, município que mantém contrato do serviço com o DAE barbarense. Com o novo projeto, as novas adaptações (Retrofit) na ETE Balsa determinará uma nova concepção do tratamento, permitindo tratar até 160 l/s.

Esgoto da bacia do Córrego Barrocão

Com a obra, a nova ETE Balsa passará atender também parte do esgoto gerado pela bacia do Córrego Barrocão, a qual inclui uma grande área da Zona Leste, através do recalque de parte do efluente coletado nessa bacia e enviado para ser tratado na ETE Barrocão, que segue com a obra de construção, até o momento, com quase 40% concluída.

A ETE Balsa está instada em área rural de Santa Bárbara d’Oeste, próxima do limite dos municípios de Americana e Limeira, à margem esquerda do Rio Piracicaba. Os recursos investidos na obra são através de repasse do governo estadual e contrapartida do DAE. O prazo de conclusão da obra é de 12 meses, a contar da emissão da Ordem de Serviço, que deve ocorrer no início de 2019.

Com a conclusão dessas obras, e mais a nova ETE Toledos II, que será entregue em breve, Santa Bárbara passará a ter 100% do esgoto tratado até o ano de 2020. A homologação da obra da ETE Balsa foi publicada neste sábado (15) no Jornal local, Diário de Santa Bárbara d’Oeste.

Fonte: DAE Santa Bárbara D’Oeste.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS