NOTÍCIAS

Reúso de água em refinaria canadense

Refinaria canadense faz reúso de 100% da água com tecnologia de tratamento de efluentes da GE Water

 

reuso-de-agua-em-refinaria-0517

 

O projeto de melhoria dos efluentes (WIP – Wastewater Improvement Project) do Co-op Refinery Complex na cidade de Regina, província de Saskatchewan, Canadá, foi premiado como Industrial Water Project of the Year no Global Water Awards 2017 realizado em Madrid, Espanha, no dia 24 de abril.

A premiação reconhece que o projeto, comissionado em 2016, representa a conquista técnica e ambiental mais impressionante no campo da água industrial.

“Estamos honrados que o nosso Co-op Refinery Complex foi nomeado Industrial Water Project of the Year. A água é um recurso precioso e o nosso Wastewater Improvement Project nos permitiu ser eficientes e sustentáveis recuperando cada gota de água – 2 milhões de galões (7,6 milhões de litros) de efluentes por dia. Com a tecnologia GE, nós agora reciclamos todo o nosso efluente de um modo socialmente responsável e ambientalmente seguro para conservar a água de Regina e de toda a província de Saskatchewan”, disse Gil Le Dressay, Vice-Presidente – Operações da Refinaria, da Co-op Refinery Complex.

“Estamos muito orgulhosos que esse projeto, que usa as nossas tecnologias avançadas de tratamento de efluentes, ganhou esse prestigiado prêmio”, disse Heiner Markoff, Presidente e CEO da GE Water & Process Technologies.

“O extraordinário comprometimento do Co-op Refinery Complex com a sustentabilidade ambiental deve ser um exemplo duradouro para toda a indústria do refino de petróleo”.

 

reuso-de-agua-em-refinaria-img02-0517

 

Diminuição da emissão de VOCs

Anos atrás a refinaria expandiu as suas operações para produzir mais 30.000 barris de petróleo por dia (BPD), aumentando a capacidade de 100.000 BPD para 130.000 BPD, o que aumentou o seu consumo de água. A fonte de água da refinaria é uma mistura de água de poços e água da cidade e, restrições ao uso da água, obrigaram o Co-op Refinery Complex a encontrar uma nova fonte de água.

Com o WIP totalmente operacional, a dependência do Co-op Refinery Complex da água bruta do aquífero da cidade de Regina vai diminuir em um volume equivalente a 3.100 residências por ano. Reciclando 100% do seu efluente on-site, o Co-op Refinery Complex diminui significativamente a emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs) das suas lagoas e reduz o incômodo odor associado.

Conheça no vídeo abaixo os detalhes do Wastewater Improvement Project do Co-op Refinery Complex:

 

 

Fonte: Co-op Refinery Complex, adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br

Acesse e conheça os produtos e serviços da GE Water & Process Technologies