NOTÍCIAS

Reservatórios metálicos: solução prática e rápida para o armazenamento de água

Entre os vários reservatórios construídos e instalados pela Sabesp para armazenar água estão os metálicos

reservatorio-sabesp

Estes equipamentos começaram a ser projetados pela companhia nos finais dos anos 1980 e sua utilização foi impulsionada, principalmente, pelo baixo custo e rapidez na construção.

Diferente dos reservatórios usados tradicionalmente, de concreto armado e com um tempo de obra que pode ultrapassar três anos, os metálicos podem ser construídos e instalados mais rapidamente, por exemplo, em três meses. Isso é possível porque as chapas de aço são feitas nas próprias dependências do fornecedor enquanto se prepara o local de instalação.

Além disso, em casos de equipamento menores, eles podem ser montados na fábrica e levados para a área de instalação. Em outras situações, eles são montados no próprio local de instalação, de cima para baixo com o auxílio de macacos hidráulicos. Ambas as possibilidades, dão mais agilidade ao processo.

Quanto à capacidade, estes equipamentos podem armazenar desde 500 mil litros até 20 milhões de litros de água, no entanto, em casos excepcionais, esse volume pode ser até maior, como acontece nas obras do novo Sistema Produtor São Lourenço, que contará com três reservatórios metálicos para armazenamento de água bruta (água sem tratamento), cada um com capacidade para guardar 25 milhões de litros de água.

Fonte: Sabesp.