NOTÍCIAS

Reconhecimento para o laboratório de efluentes de Criciúma/SC

O Laboratório de Efluentes de Criciúma conquistou o certificado do Programa de Ensaios de Proficiência por Comparação Interlaboratorial do FIESC/SENAI

reconhecimento-laboratorio-efluentes-criciuma-sc

Foto: Acerco CASAN

“Os bons resultados são muito importantes, pois demonstram a qualidade dos serviços prestados por nossa equipe”, comemora o responsável técnico do laboratório, José Luiz Westrup, que trabalha no setor com as colegas Aline Hannelore Dessipris Kikuti e Camila Nart Gonçalves (técnicas de Laboratório), além da estagiária Hilária Mendes de Souza.

O Laboratório de Efluentes de Criciúma executa ensaios que são usados no monitoramento de 13 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da SRS. O setor realiza análises para um conjunto de parâmetros de controle dessas unidades e para emissão de laudos exigidos pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).


LEIA TAMBÉM: NOVO NANOSENSOR DETECTA CONTAMINANTES MICROSCÓPICOS NA ÁGUA.


Parâmetros analisados para a avaliação

No Programa de Ensaios de Proficiência por Comparação Interlaboratorial do FIESC/SENAI a equipe foi avaliada quanto às análises de DQO, Fósforo total, Nitrogênio amoniacal, Ferro total, Óleos e graxas, Cor real e Sólidos sedimentáveis em Matriz Água Residual.

Os programas de ensaios de proficiência são utilizados mundialmente como um dos mecanismos de controle de qualidade laboratorial. Bons resultados garantem maior confiabilidade para as análises e desempenham um importante papel no reconhecimento do laboratório pelos organismos credenciadores ou certificadores.

reconhecimento-laboratorio-efluentes-criciuma-sc

Fonte: CASAN.