NOTÍCIAS

Agência Reguladora está de olho na qualidade da água da Corsan

Avaliação começou em novembro. Na primeira análise, foi detectada diferença nos padrões de flúor após tratamento

corsan

Diferenças na concentração de flúor foram encontradas em reservatórios de água já pronta para o consumo em Santa Cruz

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz do Sul (Agerst) passou a receber, no mês passado, um relatório mensal sobre a qualidade da água tratada no município. O documento, que é encaminhado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) à Vigilância Sanitária da Prefeitura, agora também vai como cópia para o escritório da agência.

De acordo com o presidente da Agerst, José Luiz Juruena, aos poucos a agência começa cumprir seu papel de atuar como fiscalizadora, envolvendo a totalidade dos serviços de água e transporte, hoje sob sua responsabilidade. “Nesta primeira análise encontramos valores diferentes de flúor na água. Por conta disso, pedimos à Corsan que refizesse os testes para confirmar a alteração do parâmetro”, destaca o dirigente.

Juruena informa que a alteração ocorreu em diferentes pontos do município, o que pode ter relação com o armazenamento da água. “Talvez em um determinado local a água estivesse no reservatório há mais tempo, e esta pode ser uma explicação. No entanto, estamos esperando que a Corsan apresente o resultado e aponte a causa.”

Prevenção de cáries

Segundo a gerente da Corsan em Santa Cruz do Sul, Rosângela Freitas dos Santos, a companhia recebeu o pedido de análise da Agerst e encaminhou à Superintendência de Tratamento de Água, localizada em Porto Alegre. As amostras foram coletadas e encaminhadas ao laboratório da Corsan em Santa Maria, responsável por esta conferência. “A superintendência é que irá responder à Agerst, por ser o órgão oficial, responsável por este trabalho”, informa. Sobre o flúor, esclarece que o produto é adicionado à água para ajudar no combate às cáries e segue um padrão estabelecido pelo governo federal. “O Ministério da Saúde recomenda que a água potável tenha de 0,6 a 1,5 miligramas de flúor para fortalecer o esmalte dos dentes dos consumidores”, justifica.

Campanha do esgoto começa na próxima quinta-feira

A divulgação da campanha para ligação do esgoto cloacal à rede coletora inicia na próxima quinta-feira. A ação faz parte do processo de implementação da cobrança pelo tratamento desses resíduos e será desenvolvida durante 60 dias. A intenção é divulgar como os moradores devem fazer a ligação da fossa à rede. “O protocolo firmado com a agência foi entregue em 13 de novembro. Estamos cumprindo o prazo de um mês, previsto no plano de implantação da cobrança”, diz a gerente da companhia em Santa Cruz, Rosângela Freitas dos Santos.

Depois da campanha, a Corsan irá notificar 3.652 donos de imóveis para que realizem a ligação do esgoto. A cobrança obrigatória começará quatro meses depois. Quem não utilizar o prazo, pagará o dobro do valor exigido a título de tratamento. Esta cobrança será feita em cima do consumo de água, considerando como valor do esgoto 70% do total pago pela água, não levando em conta taxas e serviços extras da Corsan.

Fonte: Gaz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: