Avaliação começou em novembro. Na primeira análise, foi detectada diferença nos padrões de flúor após tratamento
Diferenças na concentração de flúor foram encontradas em reservatórios de água já pronta para o consumo em Santa Cruz
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz do Sul (Agerst) passou a receber, no mês passado, um relatório mensal sobre a qualidade da água tratada no município. O documento, que é encaminhado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) à Vigilância Sanitária da Prefeitura, agora também vai como cópia para o escritório da agência.
De acordo com o presidente da Agerst, José Luiz Juruena, aos poucos a agência começa cumprir seu papel de atuar como fiscalizadora, envolvendo a totalidade dos serviços de água e transporte, hoje sob sua responsabilidade. “Nesta primeira análise encontramos valores diferentes de flúor na água. Por conta disso, pedimos à Corsan que refizesse os testes para confirmar a alteração do parâmetro”, destaca o dirigente.
Juruena informa que a alteração ocorreu em diferentes pontos do município, o que pode ter relação com o armazenamento da água. “Talvez em um determinado local a água estivesse no reservatório há mais tempo, e esta pode ser uma explicação. No entanto, estamos esperando que a Corsan apresente o resultado e aponte a causa.”
Prevenção de cáries
Segundo a gerente da Corsan em Santa Cruz do Sul, Rosângela Freitas dos Santos, a companhia recebeu o pedido de análise da Agerst e encaminhou à Superintendência de Tratamento de Água, localizada em Porto Alegre. As amostras foram coletadas e encaminhadas ao laboratório da Corsan em Santa Maria, responsável por esta conferência. “A superintendência é que irá responder à Agerst, por ser o órgão oficial, responsável por este trabalho”, informa. Sobre o flúor, esclarece que o produto é adicionado à água para ajudar no combate às cáries e segue um padrão estabelecido pelo governo federal. “O Ministério da Saúde recomenda que a água potável tenha de 0,6 a 1,5 miligramas de flúor para fortalecer o esmalte dos dentes dos consumidores”, justifica.
Campanha do esgoto começa na próxima quinta-feira
A divulgação da campanha para ligação do esgoto cloacal à rede coletora inicia na próxima quinta-feira. A ação faz parte do processo de implementação da cobrança pelo tratamento desses resíduos e será desenvolvida durante 60 dias. A intenção é divulgar como os moradores devem fazer a ligação da fossa à rede. “O protocolo firmado com a agência foi entregue em 13 de novembro. Estamos cumprindo o prazo de um mês, previsto no plano de implantação da cobrança”, diz a gerente da companhia em Santa Cruz, Rosângela Freitas dos Santos.
Depois da campanha, a Corsan irá notificar 3.652 donos de imóveis para que realizem a ligação do esgoto. A cobrança obrigatória começará quatro meses depois. Quem não utilizar o prazo, pagará o dobro do valor exigido a título de tratamento. Esta cobrança será feita em cima do consumo de água, considerando como valor do esgoto 70% do total pago pela água, não levando em conta taxas e serviços extras da Corsan.
Fonte: Gaz.