Notícias

Prolagos inicia modernização dos filtros da estação de tratamento de água no RJ

Publicado em 18/06/2019 às 10:11:29

Os 12 filtros que fazem parte do sistema de tratamento de água da Prolagos estão passando por reforma e modernização.

eta

A ação faz parte do Programa de Melhoria Continua da concessionária, com foco na eficiência da operação. O investimento resultará na melhor qualidade da água tratada, distribuída para cerca de 400 mil moradores dos cinco municípios atendimentos na baixa estação, que chega a mais de 1,2 milhão na alta temporada.

Os tanques com materiais filtrantes, formados por pedra e areia especiais com diferentes tamanhos, dispostas em camadas e cobertas por antracito (carvão ativado), são responsáveis por tornar a água insípida e inodora. Eles são lavados periodicamente para evitar o acúmulo de partículas, que dificultam o processo de filtragem. A reforma deste leito consiste na remoção e troca completa do material. A atividade está sendo executada progressivamente e não compromete o abastecimento de água.

A filtração faz parte da fase final do tratamento de água, sua função é separar partículas e micro-organismos que não foram retidos nos processos de coagulação e decantação. A remoção desses flocos suspensos na água ocorre devido à aderência aos grãos de areia. “Com estes investimentos, a estação estará mais robusta para enfrentar as variações sazonais da qualidade da água bruta da Lagoa de Juturnaíba, de onde a água é captada. Até o fim do ano serão construídas mais seis unidades, com previsão de início para atendimento da temporada de verão, quando a população chega a triplicar, aumentando a demanda”, explica o engenheiro José Vicente Marino, gerente de Operações de Água da Prolagos.

Reforma da balsa de captação de água

Outras iniciativas estão programadas para iniciar nos próximos meses, como a reforma da balsa de captação de água, que contará com a substituição de conexões e dos quadros de comando. Para aperfeiçoar a segurança operacional, a Prolagos adquiriu geradores de cloro, o mais moderno sistema de cloração disponível no mercado, que produz a substância a partir de cloreto de sódio.

O equipamento, que substituirá o uso do cloro a gás, atua de forma segura, econômica e sustentável, garantindo um nível estável de cloro até a ponta da rede. “Esta é uma importante aquisição da Prolagos, que não mede esforços para melhorar ainda mais a qualidade da água distribuída e a segurança de suas equipes. Como o sistema não opera com suprimentos contaminantes ou perigosos, ele também oferece maior proteção ambiental, ou seja, é excelente em todos os sentidos”, finaliza José Vicente.

Fonte: Prolagos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *