A Corsan iniciou, na quarta-feira, 13, a obra de um sistema para reaproveitar a água utilizada na lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água de Frederico Westphalen. O local trata 140 litros de água por segundo e atende também o município vizinho de Caiçara. Inédito na região, o projeto está orçado em mais de R$ 500 mil e permitirá o reuso da água para fins industriais.
A iniciativa possui grande impacto ambiental, já que a lavagem dos três filtros da estação é feita todos os dias, durante a madrugada, e consome, em cada ciclo de limpeza, aproximadamente 100 mil litros de água. A recirculação reduzirá a necessidade de captação de água bruta do rio, resultando também em economia e diminuição de custos operacionais.
A estrutura está sendo edificada ao lado da estação e possibilitará reutilizar até 100% da água da limpeza. Além de bombas, motores e quadro de comando, terá um tanque em concreto armado, com capacidade de receber 120 mil litros.
“Essa água será recebida nesta estrutura, tratada para uso industrial sendo reutilizada por uma empresa de Frederico Westphalen.” Explica o gerente de relações institucionais da Regional Planalto da Corsan, Aldomir Santi.
Fonte: O Alto Uruguai



