NOTÍCIAS

Projeto Aripuanã: ANDRITZ estabelece parceria com mina sustentável

Projeto Aripuanã prevê a exploração sustentável de zinco, chumbo e cobre, sem o uso de barragens.

Implantado pela Nexa Resources, empresa de mineração e metalurgia, o Projeto Aripuanã tem a ANDRITZ como parceira no fornecimento de seis equipamentos para filtração (filtros prensa) destinados ao maior empreendimento da Nexa no Brasil e na indústria mineral do Mato Grosso (MT), localizado na Serra do Expedito, a 25 km da cidade de Aripuanã

Projeto Aripuanã

Foto Divulgação ANDRITZ (filtros prensa utilizados no Projeto Aripuanã)

Além de contar com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e excelência operacional, o Projeto Aripuanã conta uma visão sustentável em todos os processos. Alguns exemplos são a meta de reutilização de 100% da água, a construção de depósito de rejeitos a seco e o foco na geração de um legado para a comunidade da região.

Segundo o coordenador de projetos da ANDRITZ, Fábio Rusch, a empresa está fornecendo filtros prensa com tecnologia de ponta, que permite o manejo sustentável dos rejeitos de mineração e beneficiamento de minérios.

“Dos seis equipamentos que a ANDRITZ está fornecendo, três são do modelo A4F2500CCWDL15 (o maior modelo fabricado pela ANDRITZ no mundo), que serão utilizados para a filtração de rejeitos de mina, não sendo necessário, neste caso, a operação da planta com uso de barragens. O pacote de entrega da ANDRITZ ainda conta com dois equipamentos do modelo SE1200MZRD8 para filtração de concentrado de chumbo e cobre e um equipamento do modelo SE1200MZRD8 para filtração de concentrado de chumbo”, explicou Fábio.

Projeto Aripuanã

 

“Com o processo de descontinuidade do uso de barragens iniciado por grandes empresas do ramo, a ANDRITZ prevê um mercado muito grande para implantação deste modelo de filtro prensa, a longo prazo”, conclui Fábio Rusch.
Loja in company

Por não haver barragens de rejeito, o empreendimento da Nexa necessita que os filtros prensa operem sem interrupção, ou seja, sem paradas inesperadas. Pensando nisso, a ANDRITZ desenvolveu uma loja in company, com objetivo de garantir maior disponibilidade desses equipamentos.

“Com a loja in company em Aripuanã o cliente vai ter disponível em estoque as peças necessárias tanto para realizar a manutenção preventiva dos equipamentos quanto para utilização de maneira emergencial”, afirmou o gerente de mercado da ANDRITZ, Eduardo Castro.


LEIA TAMBÉM: C-PRESS 4010 DA ANDRITZ POSSUI TECNOLOGIA DE PONTA PARA DESAGUAMENTO EFICIENTE DE LODO


Grupo ANDRITZ

O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ oferece um amplo portfólio de plantas, equipamentos, sistemas e serviços inovadores para a indústria de papel e celulose, setor hidrelétrico, indústria de processamento e conformação de metais, bombas, separação sólido/líquido nos setores municipal e industrial, como também ração animal e peletização de biomassa. Plantas para geração de energia, limpeza de gases de combustão, reciclagem e produção de não tecidos e painéis completam o portfólio global de produtos e serviços. Produtos e serviços inovadores no setor de digitalização industrial são oferecidos sob a marca Metris e ajudam os clientes a tornar suas fábricas mais eficientes e lucrativas. O grupo tem cerca de 26.800 colaboradores e mais de 280 localidades em mais de 40 países.

ANDRITZ SEPARATION

A ANDRITZ Separation oferece tecnologias mecânicas e térmicas, bem como serviços e soluções de automação para separação sólido / líquido, atendendo às indústrias química, ambiental, alimentícia, mineração e minerais. As soluções customizadas e inovadoras se concentram em minimizar o uso de recursos e alcançar a mais alta eficiência do processo, contribuindo substancialmente para a proteção ambiental sustentável. Além disso, a área de negócios oferece tecnologias e serviços para a produção de ração animal e pellets de biomassa.

Fonte: Andritz


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PLANO DE CONTINGÊNCIA DA ANA PROPORCIONA O ENCHIMENTO DOS RESERVATÓRIOS DO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL QUE FECHARAM O MÊS DE ABRIL ENTRE 64% E 99% DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FPSO GUANABARA DA PETROBRAS ENTRA EM OPERAÇÃO NO TERCEIRO MAIOR CAMPO DE PETRÓLEO DO PRÉ-SAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: