NOTÍCIAS

Sistema para produção de água ultrapura (tipo 1) com resinas de troca iônica

O sistema construído pela PERMUTION em fevereiro de 2014 para atender a demanda do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) em Campinas SP baseou-se 100% na tecnologia de troca iônica para desmineralização da água.

Imagem 3D do Sistema PERMUTION entregue ao CTI em 2014.

Partindo-se da água bruta proveniente de um poço com aproximadamente 285 µS/cm transformou-se em água ultrapura do Tipo 1 com altíssima resistividade (18 MΩ.cm) para ser utilizada nos processos tecnológicos do CTI , dentre eles: preparo de soluções para produção de displays, ensaios e fabricação de componentes eletrônicos , limpeza e corte de laminas de silício entre outros.

O cliente possuía um projeto base para um sistema que tivesse a capacidade de produzir 1,0 m3/h de água desmineralizada e simultaneamente um looping de água ultrapura de 2,0 m3/h com nove pontos de usos. Em cada ponto de uso foi instalado um modulo ultrapurificador composto de uma coluna de leito misto (regenerada a base de troca)  seguida de filtro de partículas 0,5 µm e cartucho bacteriológico de 0,22 µm com resistivimetro on-line para monitorar e garantir a pureza final da água reagente consumida.

O fluxograma abaixo indica a sequência de tecnologias utilizadas em conjunto com as resinas de troca iônica para se obter a água ultrapura do Tipo 1.

legenda

 

A água bruta filtrada e desmineralizada é armazenada em um tanque de polietileno com fundo cônico e capacidade para 1 m3, depois vai para um looping onde uma moto-bomba faz o movimento da água e também o polimento no leito misto com resinas de troca iônica (regeneradas a base de troca) , filtro de partículas de 0,5 µm, cartucho bacteriológico de 0,22 µm e Luz Ultravioleta. O looping possui aproximadamente 100 m e 9 pontos de uso e foi construído em PVC – cinza com bitola de 1 polegada.

Retrolavagem automática

O sistema foi projetado e construído com alto nível de automação, os filtros de areia e carvão possuem retrolavagem automática. O desmineralizador de leito separado também regenera automaticamente no local. Tudo integrado a um painel que contabiliza o número de regenerações, monitora a qualidade da água produzida pelas resinas de troca iônica e também a água circulante pelo looping.

O equipamento está em pleno funcionamento atualmente e ajuda os pesquisadores e profissionais do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer a desenvolverem seus trabalhos com tranquilidade em relação a qualidade da água ultrapura que necessitam para suas rotinas.

ÚLTIMAS VAGAS: Curso Resinas de Troca Iônica – Tratamento de Água Industrial e Outros Usos – INSCREVA-SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: