Notícias

O planejamento ajuda a prevenir a contaminação da água na indústria de mineração

Publicado em 30/11/2020 às 09:11:04

Ao projetar questões relacionadas à água em novas minas, muitos problemas podem ser evitados quando a mina for fechada

 

fluence

A maioria das operações de mineração traz consigo uma série de problemas de contaminação da água e do solo

 

Todas as minas devem, eventualmente, fechar, seja como resultado do esgotamento, ou devido a forças sociais e políticas, mas o fechamento da mina muitas vezes expõe uma enorme lacuna de planejamento. Eles podem trazer mudanças drásticas para os terrenos, pessoas e recursos hídricos ao seu redor. Mas, colocar em prática uma estrutura adequada de governança da água antes do fechamento da mina pode prevenir muitos dos piores efeitos ou mesmo produzir efeitos positivos. Não ter um plano de gestão de água adaptado ao cenário pós-fechamento pode produzir uma série de efeitos prejudiciais, incluindo os seguintes:

  • Degradação da estrutura e fertilidade do solo
  • Mudanças de água
  • Problemas contínuos de degradação de contaminantes das lagoas e rejeitos
  • Perda de empregos e pobreza
  • Deterioração dos serviços sociais e infraestrutura

Em muitos casos, o fechamento de uma mina foi quase sinônimo de abandono da mina. Por exemplo, considere a Austrália, onde cerca de 60.000 minas abandonadas, algumas das quais datam da corrida do ouro, estão espalhadas pelo mapa. Apenas algumas das minas menores e nenhuma das grandes minas a céu aberto no continente foram reabilitadas.

Centenas de milhares de minas abandonadas ou elementos de mineração também são encontrados no oeste dos Estados Unidos, com poucos dados sobre quais minas podem ameaçar o abastecimento de água potável.

O desaparecimento da indústria de carvão na Bacia de Illinois, Indiana e Kentucky estão cortando custos de todas as formas possíveis para permanecer solvente, e a regulamentação foi deixada de lado, aumentando a preocupação pública. Em uma audiência pública recente, houve uma maioria de cidadãos preocupados com uma licença para descartar 5.000 GPM de água de uma mina contaminada com cloreto e sulfato por meio de um cano de 12,5 milhas no rio Big Muddy. No entanto, dadas as atuais condições de negócios, resta saber quantos dos operadores de carvão existirão por tempo suficiente para descartar adequadamente seus efluentes de mineração, enquanto as agências reguladoras estão demitindo muita gente ao mesmo tempo.


LEIA TAMBÉM: PRIMEIRO-MINISTRO DO VIETNÃ EMITE DIRETRIZ DE ÁGUA LIMPA


Um Novo Modelo Para o Fechamento de Minas

Os dados sobre o fechamento de minas são escassos e se concentram em efeitos físicos, em vez de sociais e econômicos. Mas a nova liderança do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) apresentou um modelo para o fechamento de mina que começa com uma consideração séria, não no momento do término da mineração, mas no estágio de projeto. Além disso, continua ao longo da vida da mina, levando em consideração fatores sociais, econômicos e ambientais por meio da colaboração do governo, da indústria e da comunidade. A participação das partes interessadas e da comunidade deve ser significativa.

Uma mineradora que opera na África do Sul, a Anglo-American, ilustra os benefícios de pensar e agir antes de fechar. A empresa estabeleceu uma planta de recuperação de água de mina de 16 ML/dia para produzir água potável para a comunidade, enquanto reduzia a carga de limpeza futura. A advogada sul-africana Catherine Warburton explicou o sucesso de estabelecer o tratamento de água durante a vida operacional de uma mina:

Muitas vezes, é difícil estabelecer uma planta de tratamento quando a mina já está fechada, do ponto de vista de capital e regulatório, uma vez que esses projetos exigem capital inicial e exigem autorização e compromisso de vários departamentos governamentais.

A remediação e mitigação de efluentes é apenas um dos muitos cenários de tratamento de efluentes na mineração que podem ser considerados desde o início para evitar problemas futuros. Por exemplo:

  • O tratamento de efluentes domésticos para o canteiro de obras pode converter efluentes em água reciclada segura para irrigação de jardins ou controle de poeira.
  • O escoamento de água superficial das minas pode ser tratado para descarte em águas superficiais ou subterrâneas junto com efluentes tóxicos gerados a partir do carvão e do processamento mineral. Até mesmo a salmoura da mineração de carvão pode ser dessalinizada.

Se você está planejando o fechamento de uma mina com antecedência, entre em contato com a Fluence, líder mundial em sistemas de dessalinização de água e efluentes pré-projetados e portáteis, ideais para operações de mineração remotas.

Conheça as soluções da Fluence


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *