NOTÍCIAS

Planta piloto para utilização de água de chuva na produção de vinho

Com o reúso da água de chuva o programa piloto pode fornecer a água de lavagem requerida na fabricação do vinho

 

ge-vinhos-img03-0317

 

Como a agroindústria da Califórnia se planeja para meses de chuva extrema seguidos por meses de longa seca, a Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis) e a Winesecrets, provedora de soluções para a indústria do vinho, se alinharam com a GE para conduzir um programa de utilização da água de chuva na produção de vinho. Com o reúso da água de chuva, em vez de extrair água doce do aquífero, o programa piloto pode fornecer a água de lavagem requerida na fabricação do vinho.

A GE Water & Process Technologies forneceu um sistema de osmose reversa (OR) e um analisador de Carbono Orgânico Total (TOC) para a vinícola na UC Davis, usando tecnologias existentes com capabilidade digital avançada para essa nova aplicação. A planta piloto permite que a vinícola na UC Davis tenha mais controle sobre sua fonte de água, por não ter mais que depender do aquífero com suas variações de qualidade e disponibilidade.

“A água de chuva é mais limpa do que a água subterrânea já que não contém tantos minerais – o que torna a filtragem mais fácil. A água de chuva é coletada do teto do prédio da Vinícola Sustentável Jess S. Jackson e de outras construções do campus”, disse Jill D. Brigham do Centro de Processamento Sustentável de Vinho e Alimentos da UC Davis.

“Ela passa pelo sistema de tratamento de modo que pode ser usada na limpeza dos tanques e equipamentos da vinícola. Tratamos cerca de 7.000 galões (26.500 litros) de água por dia para uso na vinícola”.

O sistema de OR purifica a água para um nível potável

O sistema de coleta transporta a água de chuva através de calhas para um tanque de retenção com capacidade de 4.500 litros. Após passar por um filtro de mídia de 50 micra, é bombeada para dois tanques de armazenagem de 170 mil litros que alimentam o sistema de tratamento de água.

O sistema de OR da GE Water & Process Technologies purifica a água para um nível potável e remove contaminantes tais como pesticidas, herbicidas, vírus, toxinas, poeira, pólen, bactérias e poluição. O analisador TOC verifica se a água potável produzida atende com consistência a qualidade requerida.

Não é a primeira vez que um negócio na Califórnia faz um esforço para poupar o instável abastecimento de água do estado em nome da produção de bebidas. No ano passado a cervejaria Half Moon Bay Brewing Company começou a testar cervejas feitas com água reciclada.

Foto: Vinícola Sustentável Jess S. Jackson, Universidade da Califórnia em Davis

Fonte: Chemical Processing, adaptado por Portal Tratamento de Água

Maiores informações sobre produtos e serviços da GE Process and Water Technologies.