NOTÍCIAS

Planta de dessalinização de água do mar desenvolvida pela Fluence recebe prêmio internacional

No Congresso Mundial da Associação Internacional de Dessalinização (IDA), em Dubai, foi reconhecido um projeto de tratamento de água que marca um antes e um depois na história do Brasil

planta-dessalinizacao-fluence-premio-internacional

É para a ArcelorMittal Tubarão, produtora de aço localizada no Espírito Santo, Brasil, e pertencente ao Grupo mundial ArcelorMittal que tomou como referência uma planta de tratamento de água do mar localizada em Puerto Deseado e outra que vai entrar em funcionamento em Caleta Olivia, ambas situadas na Argentina. A partir do ano que vem, entrará em operação, gerando água potável para a indústria, além de beneficiar a população contra o estresse hídrico sofrido pelo lugar.

Durante o Congresso Mundial da Associação Internacional de Dessalinização (IDA), o evento mais importante do setor, o prêmio “Projeto Inovador” foi concedido à produtora de aço ArcelorMittal, que em uma iniciativa inédita no Brasil decidiu adquirir uma planta de tratamento de água do mar em grande escala, que está sendo construída pela empresa Fluence Corporation, em uma de suas unidades localizadas em Vitória (ES).

Depois de vários anos de pesquisa, onde uma experiência argentina foi tomada como referência, a empresa brasileira escolheu este equipamento que tratará grandes volumes de água do mar a partir de 2020 e fornecerá à indústria recursos que beneficiam não apenas a si mesma, mas também aos habitantes da cidade de Vitória, uma vez que contribuirá para redução da demanda do Rio Santa Maria da Vitória.

Projeto pioneiro

Alejandro Sturniolo, Diretor da IDA para a América Latina e Caribe, comenta: “Este projeto é pioneiro em sua configuração, escala, qualidade da água produzida e seu destino, que atenderá a indústria siderúrgica, liberando as fontes de água potável locais, beneficiando a população local, sem impacto ambiental”.

José Roberto Ramos, Desenvolvedor de Negócios – Brasil acrescentou: “O prêmio da IDA é um marco histórico, pois pela primeira vez nosso país terá uma planta de dessalinização de tal envergadura”.

De acordo com o Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva, o projeto também dará oportunidade ao Espírito Santo de aprender mais sobre esse tipo de tecnologia. “Desenvolveremos parcerias com várias instituições do meio acadêmico, que poderão vir a conhecer e estudar o funcionamento e operação deste tipo de sistema, fomentando o desenvolvimento de mão de obra capixaba especializada nesta área, que é totalmente inovadora”, comenta.


ASSISTA: FLUENCE APRESENTA OBRA DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA


Escassez de água regional direciona investimento para tecnologia de dessalinização

A Fluence explica que a região enfrenta escassez de água devido à capacidade limitada dos reservatórios locais. Por isto, a empresa decidiu inovar investindo em uma planta de dessalinização de água do mar em um país onde esta tecnologia não é popular nem muito conhecida pela maioria da população. Assim, eles podem ter uma fonte alternativa e não dependerão das fontes de água superficial, o que garante maior segurança para a empresa e a para a população em geral.

A ArcelorMittal realizou estudos para implementar o projeto e incluiu as melhores tecnologias e fornecedores do mundo. A pesquisa contou com a participação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento ArcelorMittal, que envolveu pesquisadores do Brasil e da Espanha (Astúrias). Na avaliação de riscos, custos e aspectos operacionais, duas plantas de dessalinização da Fluence Argentina foram tomadas como Puerto Deseado e fornece água para redes públicas e o outra está em breve entrando em funcionamento na cidade de Caleta Olivia.

O processo da planta a ser lançada no Brasil consiste na captação de água do mar e seu tratamento pelo processo de osmose reversa, uma tecnologia já estabelecida e aplicada em países como Israel, Espanha, Austrália, Argentina e Estados Unidos. A planta, que custou USD 10 milhões, será instalada perto da Central Termelétrica da empresa e ocupará cerca de 6.000 m², tornando-se a maior planta de dessalinização do país. Sua capacidade inicial será de 500 m³/hora (12.000 m³/dia) e poderá ser ampliada no futuro.

Sobre a Fluence

A Fluence é líder nos mercados de tratamento descentralizado de água, efluentes e reúso, estabelecendo um marco na indústria com suas Soluções de Produtos Inteligentes, incluindo o Aspiral™, EcoBox™, NIROBOX™ e SUBRE. A Fluence oferece um conjunto integrado de serviços em todo o ciclo da água, desde a avaliação inicial, passando pelo projeto, fornecimento dos sistemas e sua posterior entrega até o suporte técnico permanente e otimização dos ativos relacionados à água, assim como soluções de BOOT e outras de financiamento. Com bases de operação na América do Norte, América do Sul, Oriente Médio, Europa e China, a Fluence tem experiência em mais de 70 países enquanto estimula empresas e comunidades em todas as regiões para aproveitar ao máximo seus recursos hídricos.

Sobre o Congresso Mundial da Associação Internacional de Dessalinização (IDA)

É um evento reconhecido mundialmente no mercado do tratamento de água, especificamente relacionado à dessalinização e reúso desse recurso. Nele, os líderes da indústria da água, tanto públicos como privados, convergem e se conectam para desenvolver oportunidades de negócios, trocar ideias, compartilhar conhecimentos sobre tecnologias de ponta em direção a um futuro sustentável. São organizados debates, um programa técnico excepcional, uma exposição com os melhores atores da indústria, treinamentos e espaços de networking.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA FLUENCE