NOTÍCIAS

Peça espanhola facilita interligação de redes e beneficia moradores

Para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente, a Sabesp utiliza um equipamento que agiliza a interligação de redes de água.

interligação de redes

A peça, de fabricação espanhola, facilita o “furo em carga”, um método que permite recortar a tubulação e conectá-la à outra sem interromper o abastecimento da população.

A técnica consiste em instalar um “colar” com furo e abraçadeiras ao redor de uma das tubulações, seguidos de uma válvula. O recorte do tubo para a conexão dos canos é feito por uma furadeira pneumática, que passa por dentro da válvula e do colar e consegue cortar com precisão a tubulação.

Rede em funcionamento

O serviço é realizado com a rede em funcionamento, já que a furadeira impede o vazamento da água durante os trabalhos e a válvula tem o papel de bloquear a passagem da água quando o equipamento está sendo retirado. Após a conexão de redes, o registro é aberto.

Com a aquisição do colar espanhol esse trabalho ganhou muito mais agilidade em redes de pequeno porte – até 60 centímetros de diâmetro. A peça é mais leve e facilita o manejo, reduzindo em 50% o tempo da interligação, além do número de funcionários para executar o método. Outra vantagem é o custo da tecnologia, que é bem inferior à antiga.

Furo em Carga

As técnicas de intervenção em tubulações de água e esgoto sem interromper o funcionamento das mesmas são utilizadas há muito tempo pela Sabesp. Uma delas é o furo em carga, que além de ser aplicado em redes de pequeno porte, também é usado pela Unidade de Manutenção Estratégica do Guarapiranga para interligar adutoras ou coletores – tronco de até 1,2 metro de diâmetro. Para ter ideia, uma rede desse porte pode transportar mais de dois mil litros de água por segundo.

Esta unidade da Sabesp é especializada em serviços emergenciais e complexos, fazendo com que a empresa seja a única no setor de saneamento básico, no Brasil, a realizar furo em carga em tubulações desta dimensão.

O método também é utilizado, por exemplo, para instalar algum equipamento em um determinado trecho da tubulação ou executar desvio na tubulação, isso tudo sem interromper a distribuição de água.

Fonte: Sabesp.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: