NOTÍCIAS

Os desafios futuros da gestão da água serão debatidos em Painel Internacional em Indaiatuba SP

O objetivo do painel é debater a sustentabilidade hídrica futura e instabilidades que podem abalar a disponibilidade de água

 

pcj-gestao-agua-0317

 

O Consórcio PCJ realizará no dia 20 de março, a partir das 9h, no Museu da Água, em Indaiatuba (SP), com o apoio da Missão Econômica de Israel no Brasil e do Saae Indaiatuba, o Painel Internacional de Alto Nível: “A gestão da água frente aos desafios dos próximos 50 anos”. Os debates fazem parte das atividades do projeto “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018”, que a entidade está fazendo para promover 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá no próximo ano.

O objetivo do painel é debater a sustentabilidade hídrica futura e instabilidades que podem abalar a disponibilidade de água, principalmente, devido aos seguintes fatores: o crescimento populacional, as mudanças climáticas, as desigualdades no acesso à água potável e ao saneamento básico, e a necessidade de investimentos na área.

O evento contará com a palestra de Vanessa Kühl, diretora de Planejamento do Saae Indaiatuba, que abordará os projetos que o município realizou para garantir o abastecimento atual e futuro da população, com destaque para a recém construída da barragem no Rio Capivari-Mirim, com capacidade de armazenar 1,3 bilhão de litros de água. Ela vai contribuir com o abastecimento do município pelas próximas décadas. No entorno dela, está sendo implantado um Parque Ecológico com pista de caminhada, ciclovia, deques para pesca, quiosques, campo, quadras, parque infantil, academia ao ar livre e um observatório.

O painel contará com a ilustre presença do Diretor do Programa Nacional de Tecnologia da Água de Israel

O Professor Doutor da Unicamp, Antônio Carlos Zuffo, também estará presente no evento para falar a respeito das perspectivas sobre a gestão da água no Brasil, frente às mudanças climáticas e eventos hidrológicos extremos. Zuffo também irá apresentar suas avaliações quanto às minutas de renovação da outorga e de operação do Sistema Cantareira pela Sabesp, de acordo com os resultados obtidos pelo estudo realizado sobre a disponibilidade hídrica nas Bacias PCJ e do Alto Tietê, através de convênio entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Consórcio PCJ.

Por fim, o painel contará com a ilustre presença do Diretor do Programa Nacional de Tecnologia da Água de Israel, Oded Distel. Ele abordará os a gestão da água israelense, com explanações sobre as usinas de dessalinização, o processo de tratamento “quarternário” dos efluentes, água de reúso, e a irrigação por gotejamento, na qual Israel é uma potência no seu desenvolvimento e implantação, além de discussões sobre valores tarifários cobrados pelo serviço de abastecimento local.

Após as apresentações dos convidados, o evento terá um talk-show com rodada de perguntas com os palestrantes.

Os interessados em participar do Painel Internacional de Alto Nível: “A gestão da água frente aos desafios dos próximos 50 anos”, deve realizar sua inscrição prévia pela internet, neste link.

Mais informações pelo telefone (19) 3475 9405.

Fonte: Consórcio PCJ